Repercussões nas ações de enfermagem no cenário de pandemia do covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2022v12i2p9626-9643

Palavras-chave:

Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Condições de Trabalho, Pandemias

Resumo

Objetivo: descrever as repercussões da pandemia do COVID-19 nas ações de enfermagem. Método: revisão integrativa de literatura estruturada pelas seis etapas do Checklist Preferred Reporting Itens for Systematic Reviews and meta-Analyses. As bases de dados consultadas foram MEDLINE, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Banco de Dados em Enfermagem e Coleciona SUS. Resultados: a amostra final compreendeu cinco artigos que apresentaram sobre a necessidade de os líderes de enfermagem reavaliar a força de trabalho e utilizar das habilidades dos profissionais existentes para atender os pacientes. Foi destacado o protagonismo do enfermeiro com sua atuação eficaz e utilizado o sistema Omaha para agilizar os atendimentos. Outras repercussões foram à piora da qualidade de vida e o aumento da angústia entre profissionais de enfermagem, falta de apoio dos líderes e a necessidade de assumir funções fora da área regular de atuação. Conclusão: reestruturar serviços de saúde, oferecer melhores condições de trabalho, remuneração e qualificação continuada significa preservar os profissionais de enfermagem e oferecer à saúde pública mundial maiores chances de sobreviver com menos impactos a outras situações de pandemia.

Biografia do Autor

Rangel Vinícius Xavier, Acadêmico do curso de Enfermagem na Universidade do Estado de Minas Gerais. Unidade Divinópolis.




Mírian de Sousa Borges, Acadêmica do curso de Enfermagem na Universidade do Estado de Minas Gerais. Unidade Divinópolis.



Marina Dias da Silva, Acadêmica do curso de Enfermagem na Universidade do Estado de Minas Gerais. Unidade Divinópolis.




Juliana Pereira Cardoso, Bióloga Mestre em Bioengenharia pela Universidade Federal de São João del Rei.




Camila Souza de Almeida, Enfermeira Mestre em Ciências. Doutora pela Escola de Enfermagem da UFMG. Docente da Universidade do Estado de Minas Gerais. Unidade Divinópolis.




Débora Aparecida Silva Souza, Enfermeira Mestre em Educação em Saúde e Enfermagem. Docente da Universidade do Estado de Minas Gerais. Unidade Divinópolis.




Publicado

2022-01-18

Como Citar

Vinícius Xavier, R. ., de Sousa Borges, M. ., de Souza Severino, G., Dias da Silva, M. ., Pereira Cardoso, J., Souza de Almeida, C. ., & Aparecida Silva Souza, D. . (2022). Repercussões nas ações de enfermagem no cenário de pandemia do covid-19. Saúde Coletiva (Barueri), 12(2), 9626–9643. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2022v12i2p9626-9643

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos