A globalização e sua interface com a crise ambiental e o covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2022v12i2p9598-9609

Palavras-chave:

Meio Ambiente e Saúde Pública, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Covid-19

Resumo

Objetivo: identificar na literatura a interferência da globalização na crise ambiental e na disseminação da COVID-19. Método: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura. Foram definidos os seguintes critérios de inclusão: artigos completos publicados em português e inglês, publicados a partir de 2020, que tenham intimidade com o objeto da pesquisa. Resultados: Nos últimos 02 anos foram encontrados 209 artigos. Após aplicar os critérios de inclusão, apenas 17 artigos foram selecionados para constituir o corpus dessa pesquisa. Após a leitura dos artigos na íntegra, emergiram duas categorias de análise: a influência da globalização durante a crise sanitária de 2020 no Brasil e a influência da crise ambiental durante a crise sanitária de 2020 no Brasil. Conclusão: A globalização contribuiu, definitivamente, para o agravamento da crise socioambiental e Covid-19, do mesmo modo que aprofunda a conturbada relação entre sociedade e natureza.

Biografia do Autor

Paulo de Tássio Costa de Abreu, Mestrando em Desenvolvimento Regional e Urbano pela Universidade Salvador. Advogado.




Simone Santos Souza, Professora do Curso de Enfermagem da Unidompedro. Mestre em Enfermagem e Saúde pela Universidade Federal da Bahia. Enfermeira.




Mariane Teixeira Dantas Farias, Enfermeira, Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Federal da Bahia.




Andreia Silva Rodrigues, Enfermeira da atenção primária a saúde, Secretaria Municipal de Saúde de Salvador/Ba, Doutora em Enfermagem, Enfermeira.




Erica Souza dos Santos, Graduanda do curso de enfermagem do Centro Universitário Dom Pedro ll.




Camila Ketilly dos Santos Santana, Graduanda do curso de enfermagem do Centro Universitário Dom Pedro ll.



Publicado

2022-01-18

Como Citar

de Tássio Costa de Abreu, P. ., Santos Souza, S. ., Teixeira Dantas Farias, M. ., Silva Rodrigues, A. ., Souza dos Santos, E. ., & Ketilly dos Santos Santana, C. . (2022). A globalização e sua interface com a crise ambiental e o covid-19. Saúde Coletiva (Barueri), 12(2), 9598–9609. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2022v12i2p9598-9609

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos