Os efeitos da pandemia no comportamento sexual dos indivíduos acometidos por covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2022v12i2p9585-9597

Palavras-chave:

População, Comportamento sexual, Coronavírus

Resumo

Objetivo: Analisar os efeitos da pandemia no comportamento sexual dos indivíduos com COVID-19. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva de corte transversal, quantitativa, composta por 807 pessoas com vida sexual ativa. Resultados: Observou-se, que em sua maioria as pessoas eram casadas e não mudaram o status do relacionamento durante a pandemia com parceiro fixo e que tiveram sua vida sexual afetada pela pandemia (58,5%), que continham percepção satisfatória da vida sexual antes da pandemia (80,5%), mas que houve uma diminuição durante a pandemia (23%, p=0,001). Ocorreu também uma diminuição ao atingir o orgasmo (60,5%) para durante a pandemia (44,5%). A grande maioria afirmou que a excitação durante a pandemia não mudou (46,5%) e apresentaram pouco desconforto/dor durantes as relações sexuais nesse período. Conclusão: A pandemia afetou não somente no comportamento sexual, como também na saúde em geral dos indivíduos.

Biografia do Autor

Jairo Domingos de Morais, Fisioterapeuta Doutor em Modelos de Decisão e Saúde pela UFPB. Professor do Instituto de Ciências da Saúde da UNILAB.



Gilvan Ferreira Felipe, Enfermeiro, Doutor em Enfermagem pela UECE. Professor do Instituto de Ciências da Saúde da UNILAB.




Antônia Antonieta Alves da Silva, Graduanda do curso de Farmácia da UNILAB.




Ana Lydia Franco, Graduanda do curso de Farmácia da UNILAB.




Gabriel Alves Desiderio, Graduando do curso de Farmácia da UNILAB.




Matheus de Sousa Nobre, Graduando do curso de Farmácia da UNILAB.




Miguel Vicente Ucó, Graduando do curso Enfermagem da UNILAB.




Elbin Djedjo, Graduando do curso Enfermagem da UNILAB.





Isabelle Eunice Albuquerque Pontes, Fisioterapeuta, Doutora em Saúde Materno Infantil pelo IMIP/PE Professora do Departamento de Fisioterapeuta da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).




Publicado

2022-01-18

Como Citar

Domingos de Morais, J., Ferreira Felipe, G. ., Antonieta Alves da Silva, A. ., Lydia Franco, A. ., Alves Desiderio, G. ., de Sousa Nobre, M. ., Vicente Ucó, M. ., Djedjo, E. ., & Eunice Albuquerque Pontes, I. . (2022). Os efeitos da pandemia no comportamento sexual dos indivíduos acometidos por covid-19. Saúde Coletiva (Barueri), 12(2), 9585–9597. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2022v12i2p9585-9597

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos