Rede de atenção à saúde de gestantes e puérperas: percepções de trabalhadores da saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v12i72p9382-9393

Palavras-chave:

Enfermagem, Atenção primária à saúde, Serviços à saúde, Gravidez, Período pós-parto

Resumo

Objetivo: compreender a percepção que os trabalhadores da saúde da família possuem acerca da rede de atenção à saúde no pré-natal e puerpério. Método: pesquisa qualitativa desenvolvida de março a abril de 2019, com oito trabalhadores da saúde que atuam em uma Estratégia Saúde da Família. Para a coleta dos dados, utilizou-se a entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados segundo a análise temática de conteúdo. Resultados: emergiram duas categorias: percepção dos trabalhadores acerca da organização da Rede de Atenção à Saúde no pré-natal e puerpério e Serviços que integram a rede de atenção à saúde das gestantes e puérperas. Conclusão: há muitas fragilidades na rede de atenção à saúde, que englobam a comunicação entre os diferentes serviços, a existência de uma comunicação informal e a dificuldade de acesso dessa população à serviços de saúde essenciais, o que interfere na integralidade do cuidado.

Biografia do Autor

Keity Laís Siepmann Soccol, Universidade Franciscana (UFN) Enfermeira. Doutora em enfermagem. Docente do curso de enfermagem e Mestrado Profissional Saúde Materno Infantil.



Mara Regina Caino Teixeira Marchiori, Universidade Franciscana (UFN) Enfermeira. Doutora em enfermagem. Docente do curso de enfermagem e Mestrado Profissional Saúde Materno Infantil.



 

Naiana Oliveira Dos Santos, Universidade Franciscana (UFN) Enfermeira. Doutora em enfermagem. Docente do curso de enfermagem.




Bruna Dedavid Da Rocha, Universidade Franciscana. Enfermeira. Mestra em Saúde Materno Infantil pela Universidade Franciscana.




Publicado

2022-01-17

Como Citar

Laís Siepmann Soccol, K. ., Regina Caino Teixeira Marchiori, M. ., Oliveira Dos Santos, N. ., & Dedavid Da Rocha, B. . (2022). Rede de atenção à saúde de gestantes e puérperas: percepções de trabalhadores da saúde . Saúde Coletiva (Barueri), 12(72), 9382–9393. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v12i72p9382-9393

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos