Telessaúde como ferramenta organizacional da rede de atenção à saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i71p9246-9267

Palavras-chave:

Telemedicina, Telemonitoramento, Consulta remota;, Política Pública, Atenção Primária à Saúde

Resumo

Objetivos: analisar as evidências científicas sobre a telessaúde como uma ferramenta para expansão e melhoria da Rede de Atenção à Saúde (RAS). Método: revisão integrativa da literatura, realizada, entre maio e junho de 2020, nas bases de dados National Library of Medicine (Pubmed), Centro Latino-Americano e do Caribe de Informações em Ciências da Saúde (BVS) e pelo Portal Periódicos CAPES/MEC. Utilizou-se os descritores: Telemedicina; telessaúde; remote consultation. Das 98 publicações identificadas, a amostragem foi de 10 artigos. Resultados: Os principais desafios foram: econômicos, sociais e institucionais. As potencialidades foram a reorganização dos serviços de saúde para garantir o acesso à população facilitando a teleconsulta no cenário da pandemia e a redução de custos. Conclusão: A articulação com as Políticas Públicas é ferramenta para expansão e reorganização da telessaúde na RAS para garantir acesso e continuidade do cuidado em tempos de pandemia, porém a implementação nos serviços é o maior desafio.

Biografia do Autor

Letice Dalla Lana, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus Uruguaiana, Rio Grande do Sul/Brasil.




Jarbas da Silva Ziani, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus Uruguaiana, Rio Grande do Sul/Brasil.




Thayná da Fonseca Aguirre, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus Uruguaiana, Rio Grande do Sul/Brasil.




Marines Aires, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI, Campus Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul/ Brasil.



Publicado

2021-12-17

Como Citar

Dalla Lana, L. ., da Silva Ziani, J. ., da Fonseca Aguirre, T. ., & Marines Aires. (2021). Telessaúde como ferramenta organizacional da rede de atenção à saúde. Saúde Coletiva (Barueri), 11(71), 9246–9267. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i71p9246-9267

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos