Investigação dos casos de Leishmaniose no municí­pio de Serra Talhada - PE

Autores

  • Ariadja Monique de Sá Vanderley
  • Chennyfer Dobbins Abi Rached
  • Marcia Cristina Zago Novaretti
  • Marcia de Mello Costa de Liberal

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2018v8i45p884%20-%20887

Palavras-chave:

Leishmaniose, Epidemiologia, Aplicações da Epidemiologia

Resumo

 LeishmanioseObjetivou-se com esse trabalho realizar um levantamento epidemiológico do perfil da cidade de Serra Talhada sobre essa protozoose. Trata-se de uma pesquisa documental, em que as informações para este estudo foram obtidas a partir de um banco de dados da prefeitura municipal da cidade de Serra Talhada que realizam periodicamente a notificação dos casos, tanto em humanos como em cães. Os resultados obtidos sugerem que é necessário uma maior fiscalização no controle do flebótomo causador da doença, intensificar ou implantar medidas eficazes antes da problemática, bem como orientar a população sobre a gravidade dessa doença a fim de erradicar os focos de transmissão ou procurar ajudar a respeito do melhor tratamento de acordo com o grau de enfermidade.

Biografia do Autor

Ariadja Monique de Sá Vanderley

Bióloga. Especialista em Doenças Tropicais pela Faculdade Unyleya. Professora da Faculdade Anchieta do Recife (FAR). PE, Brasil.

Chennyfer Dobbins Abi Rached

Enfermeira. Doutora em Saúde Coletiva. Professora do Programa de Pós-Graduação em Gestão em Sistemas de Saúde na Universidade Nove de Julho (UNINOVE). SP, Brasil. Autor correspondente.

Marcia Cristina Zago Novaretti

Médica. Doutora em Medicina. Diretora do do Programa de Pós-Graduação em Gestão em Sistemas de Saúde na Universidade Nove de Julho (UNINOVE). SP, Brasil.

Marcia de Mello Costa de Liberal

Doutora em Sociologia Econômica e das Organizações. Professora da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). SP, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-01-15

Como Citar

Vanderley, A. M. de S. ., Rached, C. D. A. ., Novaretti, M. C. Z. ., & Liberal, M. de M. C. de . (2021). Investigação dos casos de Leishmaniose no municí­pio de Serra Talhada - PE. Saúde Coletiva (Barueri), 8(45), 884–887. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2018v8i45p884 - 887

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos