Fatores de risco para depressão respiratória induzida por opioide relacionado í s caracterí­sticas dos procedimentos cirúrgicos

Autores

  • Talita Rosa dos Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Tássia Marí­lia Castelo Branco Freire Cuba Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Cintia Silva Fassarella Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO). Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Flávia Giron Camerini Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Danielle de Mendonça Henrique Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2018v8i45p789-795

Palavras-chave:

Analgésicos Opioides, Enfermagem Perioperatória, Medicamentos Potencialmente Perigosos

Resumo

Objetiva-se descrever os fatores de risco para depressão respiratória induzida por opioide relacionado í s caracterí­sticas dos procedimentos cirúrgicos. Estudo retrospectivo, de abordagem quantitativa, realizado na sala de recuperação anestésica, com análise documental em prontuários de pacientes cirúrgicos em uso de opioide. Os dados foram coletados entre março e junho de 2018. Realizado análise estatí­stica descritiva. Foram analisados 330 prontuários de pacientes cirúrgicos que fizeram uso de opioide no intraoperatório. Predomí­nio de pacientes adultos (63,33%), sexo feminino (56,36%), não obeso (89,39%), doenças cardiovasculares (43,03%). Os fatores de risco mais prevalentes relacionados ao perí­odo anestésico-cirúrgico foram anestesia geral (64,85%), decúbito dorsal (53,94%) e tempo médio de anestesia 2 horas e 49 minutos. Conclui-se que o reconhecimento de pacientes com fatores de risco para depressão respiratória induzida por opioide relacionado í s caracterí­sticas dos procedimentos cirúrgicos permite ao enfermeiro no intraoperatório um gerenciamento da assistência mais efetivo, auxilia na tomada de decisões e na prevenção de incidentes.

Biografia do Autor

Talita Rosa dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Enfermeira. Residente em Enfermagem de Centro Cirúrgico e Centro de Material e Esterilização da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Tássia Marí­lia Castelo Branco Freire Cuba, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Enfermeira. Residente em Enfermagem de Centro Cirúrgico e Centro de Material e Esterilização da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Cintia Silva Fassarella, Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO). Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Enfermeira. Doutora em Ciências da Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Docente da Escola de Ciências da Saúde na Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Flávia Giron Camerini, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Danielle de Mendonça Henrique, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). RJ, Brasil.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-01-15

Como Citar

Santos, T. R. dos ., Cuba, T. M. C. B. F. ., Fassarella, C. S. ., Camerini, F. G. ., & Henrique, D. de M. . (2021). Fatores de risco para depressão respiratória induzida por opioide relacionado í s caracterí­sticas dos procedimentos cirúrgicos. Saúde Coletiva (Barueri), 8(45), 789–795. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2018v8i45p789-795

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos