Construção e avaliação do jogo educativo sobre registro de enfermagem (JERE): estudo metodológico

Autores

  • Cláudia Oliveira de Andrade
  • Paula Vanessa Peclat Flores
  • Lyvia da Silva Figueiredo
  • Juliana de Melo Vellozo Pereira
  • Samara Xavier de Oliveira
  • Ana Carla Dantas Cavalcanti

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i51p2041-2047

Palavras-chave:

Enfermagem, Processos de Enfermagem, Tecnologia Educacional

Resumo

Objetivo: Construir e avaliar um jogo educativo direcionado ao ensino-aprendizagem do registro de enfermagem sob a ótica do processo de enfermagem com sistemas de linguagens padronizadas. Método: O jogo foi construí­do a partir de um estudo metodológico com a participação de especialistas em processo de enfermagem e auxí­lio de designer. A avaliação quanto ao objetivo, organização, estilo de escrita, motivação e aparência foi realizada por 14 juí­zes através de um questionário validado no Brasil. Os dados foram organizados. Para verificar a concordância entre os juí­zes foi utilizado o í­ndice de validação de conteúdo. Resultados: O jogo de tabuleiro contém 80 cartas com perguntas e respostas sobre histórico de enfermagem, diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem. Foi considerado totalmente adequado ou adequado quanto ao objetivo, organização, estilo de escrita, motivação e aparência com 259 (71,2%) de um total de 364 dos itens avaliados. Conclusão: O jogo educativo sobre registro de enfermagem é uma ferramenta de ensino-aprendizagem lúdica e motivadora que pode ser utilizada para o ensino-aprendizagem do registro de enfermagem.

Biografia do Autor

Cláudia Oliveira de Andrade

Enfermeira. Mestre pelo programa de Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial (MPEA) da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC) da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Paula Vanessa Peclat Flores

Doutora em Ciências Cardiovasculares pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Cardiovasculares (PPGCCV) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora Adjunta II do Departamento de Enfermagem Médico-cirúrgica (MEM) da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC) da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Lyvia da Silva Figueiredo

Enfermeira. Doutoranda em Ciências Cardiovasculares pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Cardiovasculares (PPGCCV) da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Juliana de Melo Vellozo Pereira

Enfermeira. Doutoranda em Ciências Cardiovasculares pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Cardiovasculares (PPGCCV) da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Samara Xavier de Oliveira

Enfermeira. Graduada pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC) da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Ana Carla Dantas Cavalcanti

Enfermeira. Professora Associada III do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração (MFE) da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências do Cuidado em Saúde (PACCS) e do Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial (MPEA) da UFF. Docente colaboradora externa do Programa de Pós-graduação em Ciências Cardiovasculares da UFF. Lí­der do Grupo de Estudos de Sistematização da Assistência de Enfermagem da UFF (GESAE_UFF). Coordenadora da Clí­nica de Insuficiência Cardí­aca Coração Valente.

Downloads

Publicado

2020-10-29

Como Citar

Andrade, C. O. de ., Flores, P. V. P. ., Figueiredo, L. da S. ., Pereira, J. de M. V. ., Oliveira, S. X. de ., & Cavalcanti, A. C. D. . (2020). Construção e avaliação do jogo educativo sobre registro de enfermagem (JERE): estudo metodológico. Saúde Coletiva (Barueri), 9(51), 2041–2047. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i51p2041-2047

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos