Avaliação de Tecnologias em Saúde: Estado da Arte

Autores

  • Viní­cius Sidney Pereira
  • Camilla Alves de Souza
  • Thiago Quinellato Louro
  • Elson Santos de Oliveira
  • Daiana Miranda Lima
  • Roberto Carlos Lyra da Silva
  • Cristiano Bertolossi Marta

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i51p2035-2040

Palavras-chave:

Avaliação da Tecnologia Biomédica, Gestão em Saúde, Enfermagem

Resumo

Objetivos: Realizar uma revisão de literatura sistematizada a respeito da avaliação em tecnologia em saúde e discutir sobre a utilização das avaliações em tecnologias em saúde na tentativa de comparar métodos de análise tradicionais e avaliação em tecnologias em saúde. Metodologia: O presente estudo é caracterizado como revisão sistemática. Os critérios de inclusão adotados para a busca e seleção das publicações foram: artigos publicados em periódicos cientí­ficos nacionais e internacionais que abordassem a temática, no perí­odo de 2010 a 2018. Resultados: Foram encontrados 31 artigos. Os artigos foram distribuidos em três categorias: Avaliação de tecnologia em saúde auxiliando na tomada de decisão. Participação de profissionais que utilizam a tecnologia para a avaliação de tecnologia em saúde e Comitê permanente de avaliação em tecnologia. Conclusão: Ao utilizar evidências clí­nicas para a avaliação em tecnologia em saúde existe a possibilidade de avaliação do custo-efetividade em comparação aos métodos tradicionais de análise.

Biografia do Autor

Viní­cius Sidney Pereira

Pós-Graduando de Enfermagem em Alta Complexidade pela Universidade Veiga de Almeida. Enfermeiro assistencial do CTI adulto do Hospital Casa Rio Laranjeiras.

Camilla Alves de Souza

Enfermeira especialista em Saúde da Famí­lia pela (SMS-RJ/ Unigranrio). Clí­nica da Famí­lia Heitor dos Prazeres (SMS/RJ).

Thiago Quinellato Louro

Pós-Doutor. Professor Adjunto na Universidade Federal Fluminense.

Elson Santos de Oliveira

Doutorando em Enfermagem e Biociência. Professor Assistente do Curso de Graduação de Enfermagem na Universidade Veiga de Almeida; Coordenador da Pós-Graduação de Enfermagem em Alta Complexidade da Universidade Veiga de Almeida; Enfermeiro assistencial do CTI Adulto do INCa.

Daiana Miranda Lima

Especialista em Enfermagem Neonatal pelo IFF/Fiocruz e Mestre em Enfermagem pela Unirio. Servidora no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle.

Roberto Carlos Lyra da Silva

Doutor em Enfermagem. Professor Associado III. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Biociências. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Cristiano Bertolossi Marta

Pós-Doutor em Enfermagem com ênfase em Avaliação. Professor Adjunto II do Departamento de Fundamentos de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da UERJ. Diretor de Pesquisa e Coordenador Geral das Pós-graduações em Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida.

Downloads

Publicado

2020-10-29

Como Citar

Pereira, V. S. ., Souza, C. A. de ., Louro, T. Q. ., Oliveira, E. S. de ., Lima, D. M. ., Silva, R. C. L. da ., & Marta, C. B. . (2020). Avaliação de Tecnologias em Saúde: Estado da Arte. Saúde Coletiva (Barueri), 9(51), 2035–2040. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i51p2035-2040

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos