O custo do desperdí­cio de materiais em uma unidade de terapia intensiva

Autores

  • Sarah Lopes Silva Sodré
  • Roberto Carlos Lyra da Silva
  • Cristiano Bertolossi Marta
  • Tânia Catarina Sobral Soares
  • Antônio Augusto de Freitas Peregrino
  • Luiz Carlos Santiago
  • Vivian Schutz

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i51p2020-2027

Palavras-chave:

Custos Hospitalares, Custos e Análise de Custos, Recursos Materiais em Saúde

Resumo

Objetivo: Identificar o desperdí­cio dos insumos materiais em uma Unidade de Terapia Intensiva. Método: Foi realizado um estudo descritivo-exploratório de abordagem quantitativa através do acompanhamento de oito procedimentos e comparação entre os materiais utilizados e os materiais considerados básicos. Para quantificação do desperdí­cio, foram considerados os materiais abertos e não utilizados. Resultados: O percentual médio de desperdí­cio encontrado foi de 7,24%. O Custo do desperdí­cio diário na Unidade de Terapia Intensiva em questão foi de R$346,48 e o custo mensal do desperdí­cio de R$10.394,41. O impacto geral nos custos de acordo com a quantidade média dos procedimentos e percentual de desperdí­cio por procedimento foi de 8,5%. Conclusão: O percentual de desperdí­cio na Unidade de Terapia Intensiva estudada é alto e ocasiona um impacto representativo no custo com recursos materiais. Ressalta-se que o estudo foi pontual, em apenas uma unidade.

Biografia do Autor

Sarah Lopes Silva Sodré

Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Biociências da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Enfermeira da Força Aérea Brasileira.

Roberto Carlos Lyra da Silva

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Coordenador do Programa de Pós-Graduação Doutorado em Enfermagem e Biociências. Pesquisador Lí­der do Laboratório de Avaliação Econômica e de Tecnologias em Saúde - LAETS/CNPq.

Cristiano Bertolossi Marta

Enfermeiro. Pós-doutorado pela Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Professor Adjunto e coordenador da sub-área de Administração em Enfermagem do Departamento de Fundamentos de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Tânia Catarina Sobral Soares

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Especialista em Oncologia. Professora da Universidade Estácio de Sá e Centro Universitário São José.

Antônio Augusto de Freitas Peregrino

Enfermeiro. Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Luiz Carlos Santiago

Enfermeiro. Pós-Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de São Paulo. Professor Associado da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Vivian Schutz

Enfermeira. Pós-Doutorado pela Universidade da Flórida. Professora adjunta do Departamento de Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2020-10-29

Como Citar

Sodré, S. L. S. ., Silva, R. C. L. da ., Marta, C. B. ., Soares, T. C. S. ., Peregrino, A. A. de F. ., Santiago, L. C. ., & Schutz, V. . (2020). O custo do desperdí­cio de materiais em uma unidade de terapia intensiva. Saúde Coletiva (Barueri), 9(51), 2020–2027. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i51p2020-2027

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos