Qualidade de vida no trabalho e valorização do profissional do serviço de geriatria em um hospital do municí­pio de São Paulo

Autores

  • Luciana Helena do Nascimento
  • Ana Maria Sanches
  • Miriam Shirassu
  • Maria José Leonardi Souza
  • Claudia Carnevalle
  • Jaques Waisberg

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i51p1982-1989

Palavras-chave:

Trabalhador da Saúde, Qualidade de Vida, Saúde da Pessoa Idosa, Ambiente de Trabalho

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar a qualidade de vida no trabalho dos profissionais do setor de geriatria em um hospital no municí­pio de São Paulo. Trata-se de um estudo descritivo, transversal, qualitativo, realizado no setor de Geriatria. A amostra foi composta de 31 trabalhadores (enfermeiros, médicos, nutricionistas, fonoaudiólogos, Assistente Social, psicólogos, Administração e Farmacêuticos) que participaram do estudo de forma voluntária, divididos em grupos. Foi aplicado o Instrumento de Avaliação SF-36. O método para a análise do grupo foi o DSC- Técnica que permite analisar diferenças e semelhanças da visão do pensamento coletivo. Os domí­nios do SF-36 analisados foram o funcionamento fí­sico, limitação fí­sica e emocional, funcionamento social, saúde mental, dor, vitalidade, e percepções da saúde geral. Os resultados da análise DSC possibilitou evidenciar que os funcionários possuem uma percepção positiva das diversas variáveis relacionadas í  dimensão do atendimento ao idoso. As médias dos domí­nios do SF-36 variaram de 77,74% (capacidade funcional) a 51,29 % (vitalidade). Neste sentido, os resultados obtidos poderão nortear ações estratégicas de qualidade de vida relacionada í  saúde para a área da geriatria, na medida em que indicam possí­veis associações entre qualidade de vida relacionada í  saúde e condição de trabalho, valorização do profissional e organização do trabalho í  luz da humanização do atendimento í  pessoa idosa.

Biografia do Autor

Luciana Helena do Nascimento

Especialista. Graduada em Letras pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e em Biblioteconomia pela Fundação Escola de Sociologia e Polí­tica de São Paulo. Especialista em Administração Hoteleira - Faculdades Integradas Hebraico Brasileiras Renascença e em Literatura e Estudos Linguí­sticos pela UNINOVE.

Ana Maria Sanches

Médica Sanitarista no Hospital do Servidor Público. Faculdade Bandeirante de Medicina. Doutora em Saúde Pública e Mestre em Epidemiologia pela Universidade de São Paulo. Especialista em Medicina do Trabalho e Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde.

Miriam Shirassu

Médica do Centro de Promoção e Proteção í  Saúde e Coordenadora do Observatório de Promoção da Saúde do Centro de Vigilância Epidemiológica e. Mestre em Epidemiologia pela USP.

Maria José Leonardi Souza

Biomédica pela Universidade de Santo Amaro. Mestre em Saúde Materno Infantil pela Universidade de Santo Amaro. Doutora em Oncologia pelo AC Camargo (Hospital do Câncer). Coordenadora e Professora da Pós-graduação Lato Sensu em Gerontologia na Universidade Nove de Julho.

Claudia Carnevalle

Psicóloga, Mestre. pela Faculdade Padre Anchieta. Pós-Graduação em Administração Hospitalar. Mestrado em Saúde Coletiva na Santa Casa de São Paulo.

Jaques Waisberg

Médico, Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde do Instituto de Assistência Médica do Hospital do Servidor Público Estadual (IAMSPE), Pró-Reitor de Pós-graduação do IAMSPE.

Downloads

Publicado

2020-10-29

Como Citar

Nascimento, L. H. do ., Sanches, A. M. ., Shirassu, M. ., Souza, M. J. L. ., Carnevalle, C. ., & Waisberg, J. . (2020). Qualidade de vida no trabalho e valorização do profissional do serviço de geriatria em um hospital do municí­pio de São Paulo. Saúde Coletiva (Barueri), 9(51), 1982–1989. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i51p1982-1989

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos