Educação permanente: instrumento para gestão em saúde no Sistema Único de Saúde (SUS)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i68p7739-7748

Palavras-chave:

Educação permanente, Gestão em saúde;, Sistema Único de Saúde

Resumo

Objetivo: discutir sobre o papel da Educação Permanente em Saúde como instrumento para a gestão em saúde no âmbito do Sistema
Único de Saúde. Método: trata-se de um estudo de revisão de literatura, tendo como fonte de dados a Scientific Electronic Library Online (SciELO), dentre os critérios de inclusão: artigos científicos em texto completo, com idioma português, inglês e espanhol, publicados no período entre 2010-2020. Entretanto, foram excluídos os artigos científicos que fugiram ao tema proposto, dessa forma foram incluídos ao estudo 13 artigos. Resultados: A educação permanente é capaz de proporcionar acordos coletivos, ações estratégicas em saúde, protagonismo, transformação das práticas de atenção, de gestão e de controle social e produção de políticas públicas fundamentadas nos princípios e nas diretrizes do SUS. Conclusão: as mudanças conceituais no âmbito da educação em saúde configuram-se ainda como um desafio, tanto para gestores e profissionais, portanto, se faz necessário conhecer e incentivar a implementação da educação permanente na saúde, principalmente no âmbito do Sistema Único de Saúde.

Publicado

2021-10-01

Como Citar

de Sousa Vieira, F. ., dos Santos Muniz, R. ., Costa de Sousa, G. ., Lorena Melo Pereira, D., Sales da Silva Matos, M. L. ., & Oliveira de Souza, B. . (2021). Educação permanente: instrumento para gestão em saúde no Sistema Único de Saúde (SUS). Saúde Coletiva (Barueri), 11(68), 7739–7748. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i68p7739-7748

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos