A percepção do enfermeiro acerca da desospitalização em cuidados paliativos

Autores

  • Fabiana Andrade Pesso
  • Daniel Azevedo da Fonseca
  • Patrí­cia da Silva Olário
  • Ana Cristina Silva Pinto
  • Marléa Chagas Moreira
  • Luana Cardoso Pestana
  • Keila do Carmo Neves

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i51p1966-1972

Palavras-chave:

Neoplasia, Cuidados Paliativos, Atendimento Domiciliar, Enfermagem Oncológica, Cuidados de Enfermagem

Resumo

Este estudo tem como objetivos descrever e analisar a visão do enfermeiro como integrante da equipe multiprofissional de uma unidade hospitalar, acerca do processo de desospitalização da pessoa com câncer em cuidados paliativos. A metodologia deste trabalho consiste em uma pesquisa descritiva e com abordagem qualitativa, sendo o cenário para a coleta de dados o Hospital Federal Cardoso Fontes nas unidades de Internação Clí­nica, Cirúrgica e de Emergência e os participantes os enfermeiros lotados nestes setores. A análise de dados seguiu as três fases apresentadas para a análise de conteúdo, originando duas categorias temáticas: A visão do enfermeiro, como membro da equipe multiprofissional acerca dos cuidados paliativos e desospitalização e Possibilidades e Limites do processo de desospitalização da pessoa com câncer em cuidados paliativos. Este trabalho levou í  percepção da existência de uma lacuna teórica ou acadêmica que os profissionais entrevistados apresentam sobre o tema, demonstrando que ainda falta uma base forte teórica sobre a temática que lhes permita nortear melhor suas práticas no dia a dia.

Biografia do Autor

Fabiana Andrade Pesso

Enfermeira. Especialista nos moldes de residência em Clí­nica Médica e Cirúrgica pela UNIRIO.

Daniel Azevedo da Fonseca

Enfermeiro. Especialista nos moldes de residência em Clí­nica Médica e Cirúrgica pela UNIRIO.

Patrí­cia da Silva Olário

Enfermeira. Doutora e Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEAN/UFRJ).

Ana Cristina Silva Pinto

Enfermeira. Doutora e Mestre em Enfermagem. Professora Adjunta II da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro do Departamento de Enfermagem Médico-cirúrgico da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto- UNIRIO.

Marléa Chagas Moreira

Enfermeira. Doutora e Mestre em Enfermagem. Professora Associada do Departamento de Metodologia da Enfermagem da Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ.

Luana Cardoso Pestana

Enfermeira. Mestre em Ciências do Cuidado em Saúde pela Universidade Federal Fluminense.

Keila do Carmo Neves

Enfermeira. Doutora e Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEAN/UFRJ).

Downloads

Publicado

2020-10-29

Como Citar

Pesso, F. A. ., Fonseca , D. A. da ., Olário, P. da S. . ., Pinto , A. C. S. ., Moreira , M. C. ., Pestana, L. C. ., & Neves , K. do C. . (2020). A percepção do enfermeiro acerca da desospitalização em cuidados paliativos . Saúde Coletiva (Barueri), 9(51), 1966–1972. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i51p1966-1972

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos