Diagnósticos de enfermagem em gestante no serviço de atendimento movél de urgência

Autores

  • Karen Albuquerque da Silva
  • Sabrina Marins Abreu
  • Vladimir Chaves Fernandes
  • Pedro Ruiz Barbosa Nassar
  • Rodrigo Rocha de Souza
  • Frances Tavares
  • Cristiano Bertolossi Marta

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i51p1939-1946

Palavras-chave:

Gestantes, Diagnóstico de Enfermagem, Serviços Médicos de Emergência

Resumo

Objetivo: Identificar quais são os diagnósticos enfermagem, dentro do atendimento pré-hospitalar móvel de urgência. Método: Trata-se de um estudo bibliográfico, descritivo, do tipo revisão integrativa, de 2011 a 2018, com busca de artigos nas bases de dados LILACS, MEDLINE, BDENF e Biblioteca Virtual. Apresentam-se os resultados na tabela, em seguida, discutidos com a literatura. Resultados: Selecionaram-se sete artigos referentes aos diagnósticos de enfermagem (NANDA-1), que no trauma em gestante esta assistência prestada seja importante e benéfica para que os cuidados sejam de acordo com as necessidades das mulheres que vivenciam a parturição em um ambiente de atendimento móvel de urgência (SAMU). Conclusão: Este estudo identificou diagnósticos de enfermagem de trauma em mulheres grávidas para que os profissionais de saúde proporcionem um melhor atendimento no ambiente pré-hospitalar. Portanto entende-se, que este processo deve ser adotado em todos os serviços deste cenário.

Biografia do Autor

Karen Albuquerque da Silva

Pós-graduação de Enfermagem em Alta Complexidade pela Universidade Veiga de Almeida.

Sabrina Marins Abreu

Pós-graduação de Enfermagem em Alta Complexidade pela Universidade Veiga de Almeida. ENFERMEIRA / PAISMCA -Secretaria Municipal de saúde do municí­pio de Maricá.

Vladimir Chaves Fernandes

Mestre em Enfermagem - EEAN UFRJ. Especialista em Gestão de Emergências em Saúde Pública - Instituto Sí­rio Libanês. Oficial Enfermeiro CBMERJ Prof. Universidade Veiga de Almeida.

Pedro Ruiz Barbosa Nassar

Doutor em ciências pela Unirio. Mestre em enfermagem pela Unirio. Especialista em gestão dos serviços de saúde e enfermagem pela UFF. Prof. Adjunto do departamento de fundamentos de enfermagem e administração. EEAAC/UFF.

Rodrigo Rocha de Souza

Enfermeiro Obstétrico. Coordenador da pós-graduação em Enfermagem obstétrica da Universidade Veiga de Almeida.

Frances Tavares

Enfermeira especialista em Enfermagem em Alta Complexidade pela Universidade Veiga de Almeida.

Cristiano Bertolossi Marta

Enfermeiro. Pós-doutorado pela Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Professor Adjunto do Departamento de Fundamentos de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Diretor de pesquisa e Coordenador da pós-graduação de Enfermagem em Alta Complexidade da Universidade Veiga de Almeida. Pesquisador lí­der do núcleo de Avaliação de Tecnologias e Economia em Saúde e Segurança do Paciente (NATESSP) da Universidade Veiga de Almeida.

Downloads

Publicado

2020-10-29

Como Citar

Silva , K. A. da ., Abreu, S. M. ., Fernandes, V. C. ., Nassar , P. R. B. ., Souza , R. R. de ., Tavares , F. ., & Marta, C. B. . (2020). Diagnósticos de enfermagem em gestante no serviço de atendimento movél de urgência. Saúde Coletiva (Barueri), 9(51), 1939–1946. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i51p1939-1946

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos