Importância dos cuidados de higiene oral realizados em pacientes intubados no centro de terapia intensiva

Autores

  • Cristina Tereza Pires de Quadros
  • Maria Claudinete Vieira da Silva
  • Marglory Fraga de Carvalho
  • Monyque Évelyn dos Santos Silva
  • Isabella Barbosa Meireles
  • Carlos Roberto Lyra da Silva
  • Cristiano Bertolossi Marta

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i51p1933-1938

Palavras-chave:

Higiene Bucal, Cuidados Crí­ticos, Enfermagem

Resumo

A infecção é uma frequente complicação nas internações, com elevada mortalidade em UTI e aumento do tempo de internação. A Pneumonia Associada í  Ventilação Mecânica (PAVM), é a infecção mais comum entre pacientes com tubo intratraqueal. A higiene oral é um fator importante de ser controlado de modo a prevenir a PAVM. O objetivo é investigar a relevância da higiene oral na UTI, em clientela com tubo intratraqueal. MÉTODO: Revisão integrativa da literatura sobre o tema nos últimos 10 anos. RESULTADO: Na maioria dos casos a higiene oral cabe í  enfermagem, onde mesmo tendo sua importância considerada unânime, muitos profissionais não seguem protocolos padronizados para este cuidado e falta investimento na capacitação. CONCLUSíO: É fundamental estabelecimento de rotina de cuidado de higiene oral ao paciente intubado e o treinamento da equipe de enfermagem para realizar esse cuidado. Sendo benéfico para saúde dos pacientes e para os gestores, í  medida que reduz custos.

Biografia do Autor

Cristina Tereza Pires de Quadros

Enfermeira. Aluna da Pós-graduação em Enfermagem em Alta Complexidade da Universidade Veiga de Almeida.

Maria Claudinete Vieira da Silva

Enfermeira. Aluna da Pós-graduação em Enfermagem em Alta Complexidade da Universidade Veiga de Almeida

Marglory Fraga de Carvalho

Enfermeira. Doutora pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós Graduação Doutorado em Enfermagem e Biociências.

Monyque Évelyn dos Santos Silva

Enfermira. Mestre em ciecias cardiovasculares. Professora auxiliar do curso de graduação em enfermagem da universidade veiga de almeida.

Isabella Barbosa Meireles

Enfermiera Coordenadora do Nucleo de segurança do paciente do Hospital Federal Cardoso Fontes/MS Especialista em qualidade e segurança no cuidado ao paciente – IEP/HSL. Mestranda do programa de pós graduação em saúde e tecnologia no espaço hospitalar – UNIRIO.

Carlos Roberto Lyra da Silva

Enfermeiro. Carlos Roberto Lyra da Silva Prof.º Associado do Departamento de Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto. Editor Gerente da Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online. Diretor da Diretoria de Pós-Graduação - DPG/PROPGPI /UNIRIO.

Cristiano Bertolossi Marta

Enfermeiro. Pós-doutorado pela Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Professor Adjunto do Departamento de Fundamentos de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Diretor de pesquisa e Coordenador da pós-graduação de Enfermagem em Alta Complexidade da Universidade Veiga de Almeida. Pesquisador lí­der do núcleo de Avaliação de Tecnologias e Economia em Saúde e Segurança do Paciente (NATESSP) da Universidade Veiga de Almeida.

Downloads

Publicado

2020-10-29

Como Citar

Quadros, C. T. P. de ., Silva, M. C. V. da ., Carvalho, M. F. de ., Silva, M. Évelyn dos S. ., Meireles, I. B. ., Silva, C. R. L. da ., & Marta, C. B. . (2020). Importância dos cuidados de higiene oral realizados em pacientes intubados no centro de terapia intensiva. Saúde Coletiva (Barueri), 9(51), 1933–1938. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i51p1933-1938

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos