Atuação do enfermeiro na preservação de vestí­gios forenses nos casos de violência sexual: revisão integrativa

Autores

  • Camila Lima Ribeiro
  • Joice Fabricio de Souza
  • Lí­via de Paulo Pereira
  • Raquel Ferreira Gomes Brasil
  • Vanessa da Frota Santos
  • Luiza Jane Eyre de Souza Vieira

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i68p7179-7190

Palavras-chave:

Cuidados de Enfermagem, Delitos Sexuais, Enfermagem Forense, Saúde da Mulher, Serviços de Saúde da Mulher

Resumo

Objetivo: Descrever como atua o enfermeiro na preservação de vestí­gios forenses em casos de violência sexual. Métodos: revisão integrativa realizada por meio das bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Base de Dados em Enfermagem (BDENF) e Scientific Electronic e Library Online (Scielo). O perí­odo da coleta aconteceu no mês de Setembro de 2020. Resultados: Na presente revisão integrativa, analisou-se 06 artigos que atenderam aos critérios de inclusão previamente estabelecidos e, a seguir, apresentou-se um panorama geral dos artigos avaliados. A escassez de conhecimento cientí­fico referente í  violência e enfermagem forense levam aos profissionais de saúde encontrarem dificuldades na utilização de técnicas especí­ficas para a preservação dos indí­cios. Conclusão: o enfermeiro forense possui uma gama de responsabilidade perante os sobreviventes de violência sexual, desde a abordagem até o manuseio adequado das provas.

Biografia do Autor

Camila Lima Ribeiro

Universidade de Fortaleza. Mestranda em Saúde Coletiva- PPGSC/UNIFOR. Especialista em Ginecologia e Obstetrí­cia – UNIQ; Especializanda em Enfermagem Forense – Unyleya.

Joice Fabricio de Souza

Universidade de Fortaleza - Mestranda em Saúde Coletiva – PPGSC/UNIFOR. Bolsista pela Fundação Cearense de Amparo ao Desenvolvimento Cientí­fico e Tecnológico- FUNCAP. Integrante do Laboratório de Psicopatologia e Clí­nica Humanista Fenomenológica- APHETO, do Núcleo de Fenomenologia e Saúde – NUFES e do Grupo de Pesquisa Clí­nica, Cuidado e Gestão em Saúde – GPCLIN/URCA.

Lí­via de Paulo Pereira

Maternidade-Escola Assis Chateaubriand – MEAC. Enfermeira. Doutora em Biotecnologia.

Raquel Ferreira Gomes Brasil

Maternidade-Escola Assis Chateaubriand – MEAC. Enfermeira. Especialista em Enfermagem do trabalho. Mestra em Enfermagem.

Vanessa da Frota Santos

Maternidade-Escola Assis Chateaubriand – MEAC. Enfermeira. Doutora em Enfermagem.

Luiza Jane Eyre de Souza Vieira

Universidade de Fortaleza. Mestre em Enfermagem Comunitária pela Universidade Federal do Ceará (1997), doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2001) e Pós-Doutorado em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Instituto de Saúde Coletiva-ISC, Universidade Federal da Bahia (2017). Professora titular da Universidade de Fortaleza, vinculada ao curso de Enfermagem e ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC).

Publicado

2021-10-04 — Atualizado em 2021-11-12

Versões

Como Citar

Lima Ribeiro, C. ., Fabricio de Souza, J. ., de Paulo Pereira, L. ., Ferreira Gomes Brasil, R. ., da Frota Santos, V. ., & Eyre de Souza Vieira, L. J. . (2021). Atuação do enfermeiro na preservação de vestí­gios forenses nos casos de violência sexual: revisão integrativa. Saúde Coletiva (Barueri), 11(68), 7179–7190. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i68p7179-7190 (Original work published 4º de outubro de 2021)

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos