Intervenções não farmacológicas no manejo da dor do paciente adulto em terapia intensiva

Autores

  • Wenderson Bruno Herculano da Silva
  • Eunice Maria Pereira Côrtes
  • Priscilla Oliveira da Silva
  • Michelle Amorim Ferreira
  • Paulo Roberto Ferreira Machado
  • Viviane Reis Fontes da Silva
  • Cristiano Bertolossi Marta

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i51p1926-1932

Palavras-chave:

Cuidados Crí­ticos, Cuidados de Enfermagem, Manejo da Dor

Resumo

Objetivo: descrever o que as publicações cientificas trazem sobre o manejo da dor e medidas não farmacológicas utilizadas no cuidado ao paciente adulto internado em unidades de terapia intensiva. Metodologia: Foi realizado levantamento bibliográfico do perí­odo de 2008 a 2019 nas bases de dados da SciELO e BDENF. Utilizando os descritores: cuidados crí­ticos, cuidados de enfermagem e manejo da dor. Utilizando os critérios de exclusão como cuidados ao neonatal, cuidados a parturiente, cuidados com o pé diabético, sí­ndromes coronarianas. Resultado: A leitura dos artigos mostrou que os profissionais da área da saúde se limitam ainda a utilizar dos meios farmacológicos para trazer o alí­vio da dor nos pacientes, desconhecem também muitas técnicas que podem ser utilizadas para levar um conforto ao paciente. Conclusão: Ficou evidenciado a necessidade de os profissionais participarem de educações continuadas e da importância de um maior número de pesquisa nessa área.

Biografia do Autor

Wenderson Bruno Herculano da Silva

Acadêmica do 6 perí­odo do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Veiga de almeida.

Eunice Maria Pereira Côrtes

Acadêmica do 6 perí­odo do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Veiga de almeida.

Priscilla Oliveira da Silva

Enfermeira. Professora Assistente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida. Doutoranda em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ).

Michelle Amorim Ferreira

Acadêmica do 7 perí­odo do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Veiga de almeida.

Paulo Roberto Ferreira Machado

Enfermeiro, Especialização em MBA em Gestão em Saúde - UCAM; Especialização em Gestão em Saúde da Famí­lia - UERJ; Especialização em Desenvolvimento Gerencial de Unidades Básicas do Sistema Único de Saúde - FIOCRUZ, Professor Adjunto da Universidade Veiga de Almeida. Enfermeiro da Secretaria Municipal de Saúde – RJ.

Viviane Reis Fontes da Silva

Enfermeira. Mestre em Enfermagem, pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Ví­nculo institucional: Assessora I, na Coordenadoria Geral de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde - Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro.

Cristiano Bertolossi Marta

Enfermeiro. Pós-Doutor em Enfermagem. Professor Adjunto do Departamento de Fundamentos de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Coordenador Geral da Pós-Graduação de Enfermagem em Alta Complexidade da Universidade Veiga de Almeida. Diretor de Pesquisa da Universidade Veiga de Almeida. Pesquisador Lí­der do Núcleo de Avaliação de Tecnologias e Economia em Saúde e Segurança do Paciente (NATESSP) da Universidade Veiga de Almeida.

Downloads

Publicado

2020-10-29

Como Citar

Silva , W. B. H. da ., Côrtes , E. M. P. ., Silva, P. O. da ., Ferreira, M. A. ., Machado , P. R. F. ., Silva , V. R. F. da ., & Marta, C. B. . (2020). Intervenções não farmacológicas no manejo da dor do paciente adulto em terapia intensiva. Saúde Coletiva (Barueri), 9(51), 1926–1932. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i51p1926-1932

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos