Os impactos do Chemsex na saúde pública mundial: um estudo sobre uma perigosa prática sexual entre homens

Autores

  • Roni Robson da Silva
  • Leandro Andrade da Silva
  • Maria Virginia Godoy da Silva
  • Milena Preissler das Neves
  • Myllena Miguel dos Santos da Silva
  • Márcio Tadeu Ribeiro Francisco
  • Cristiano Bertolossi Marta

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i51p1920-1925

Palavras-chave:

Usuários de Drogas, Infecções por HIV, Grupos de Risco

Resumo

O objetivo deste artigo foi de descrever o perfil de publicações sobre Chemsex expressos na literatura internacional e seus impactos na saúde pública. Método: revisão integrativa de literatura realizada nos bancos de dados dos periódicos CAPES, Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e PubMed, utilizando-se a expressão Chemsex. Resultados: Foram analisados 146 artigos publicados em lí­ngua inglesa em diferentes paí­ses, eles foram agrupados em 5 categorias, a saber: Principais substâncias psicoativas; Infecções sexualmente transmissí­veis/Morbidades; Comportamentos de risco; Aspectos epidemiológicos; e Abordagens terapêuticas. Essa prática tem aumento a vulnerabilidade dos indiví­duos, intensificada por "estados de faltas", associando-se também í  distúrbios emocionais, acarretando a busca desordenada pelo prazer, associada ao consumo de múltiplas drogas.

Biografia do Autor

Roni Robson da Silva

Acadêmico de enfermagem da Universidade Veiga de Almeida (UVA)

Leandro Andrade da Silva

Enfermeiro. Pós-Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGEnf/UERJ). Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca/ENSP da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Professor do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida (UVA).

Maria Virginia Godoy da Silva

Enfermeira. Especia+lista em Enfermagem em Centro Cirúrgico e Central de Material e Esterilização e Recuperação Anestésica pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP). Doutora em Enfermagem pela EEUSP. Professora Adjunto da Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FEUERJ) e Professora do Curso de Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida (UVA).

Milena Preissler das Neves

Acadêmica de enfermagem da Universidade Veiga de Almeida (UVA).

Myllena Miguel dos Santos da Silva

Acadêmica de enfermagem da Universidade Veiga de Almeida (UVA).

Márcio Tadeu Ribeiro Francisco

Enfermeiro. Doutor em Saúde Coletiva. Livre docente do Departamento de Fundamentos de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Coordenador Geral do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida. Pesquisador Lí­der do Grupo de pesquisa Laboratório de Abordagens Culturais e Cuidados em Saúde – LACES da Universidade Veiga de Almeida.

Cristiano Bertolossi Marta

Enfermeiro. Pós-Doutor em Enfermagem. Professor Adjunto do Departamento de Fundamentos de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Coordenador Geral da Pós-Graduação de Enfermagem em Alta Complexidade da Universidade Veiga de Almeida. Diretor de Pesquisa da Universidade Veiga de Almeida. Pesquisador Lí­der do Núcleo de Avaliação de Tecnologias e Economia em Saúde e Segurança do Paciente (NATESSP) da Universidade Veiga de Almeida.

Downloads

Publicado

2020-10-29

Como Citar

Silva, R. R. da ., Silva, L. A. da ., Silva, M. V. G. da ., Neves, M. P. das ., Silva, M. M. dos S. da ., Francisco, M. T. R. ., & Marta, C. B. . (2020). Os impactos do Chemsex na saúde pública mundial: um estudo sobre uma perigosa prática sexual entre homens. Saúde Coletiva (Barueri), 9(51), 1920–1925. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i51p1920-1925

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos