Impacto do ensino remoto emergencial no trabalho docente durante a pandemia de COVID-19

Autores

  • Gustavo Rocha Cavalini
  • Bruno Hideki Ogatha
  • Daniel Valques Lorencete
  • Lucas Sonoda Buzzo
  • Silvia Veridiana Zamparoni Victorino
  • Patrí­cia Bossolani Charlo

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11iCOVIDp7105-7122

Palavras-chave:

Infecções por Coronaví­rus, Docentes, Educação Superior

Resumo

Objetivo: Compreender as potencialidades e fragilidades da adaptação do novo modelo de ensino e o processo organizacional de trabalho dos docentes. Método: Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório, com abordagem qualitativa. Os participantes foram selecionados por amostragem teórica do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da instituição e o perí­odo da coleta de respostas foi durante os meses de setembro e outubro de 2020. Ademais, os dados foram organizados e analisados utilizando o método de Bardin. Resultados: A pesquisa possui 49 participantes, com idades variando de 28 e 67 anos, sendo 34 do sexo feminino e 15 do masculino. Analisando as respostas, identificou-se quatro categorias: Reconhecendo as principais adaptações dos docentes; identificando a relação aluno/professor; avaliando os impactos na formação acadêmica-profissional e identificando pontos positivos do ensino remoto. Conclusão: A interação aluno-professor sofreu alteração devido o distanciamento, porém, houve outros avanços como a utilização de novas tecnologias.

Biografia do Autor

Gustavo Rocha Cavalini

Acadêmico do Curso de Medicina, Universidade Unicesumar. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientí­fica PIBIC/ICETI - Unicesumar.

Bruno Hideki Ogatha

Acadêmico do Curso de Medicina, Universidade Unicesumar. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientí­fica PIBIC/ICETI – Unicesumar.

Daniel Valques Lorencete

Acadêmico do Curso de Medicina, Universidade Unicesumar. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientí­fica PIBIC/ICETI – Unicesumar.

Lucas Sonoda Buzzo

Acadêmico do Curso de Medicina, Campus Unicesumar Maringá.

Silvia Veridiana Zamparoni Victorino

Co-orientadora, Doutoranda, Docente do Curso de Medicina, Universidade Unicesumar, Maringá (PR).

Patrí­cia Bossolani Charlo

Orientadora, Doutoranda, Docente do Curso de Enfermagem e Medicina, Universidade Unicesumar, Maringá (PR).

Publicado

2021-09-02

Como Citar

Rocha Cavalini, G. ., Hideki Ogatha, B. ., Valques Lorencete , D. ., Sonoda Buzzo , L. ., Zamparoni Victorino, S. V. ., & Bossolani Charlo, P. . (2021). Impacto do ensino remoto emergencial no trabalho docente durante a pandemia de COVID-19. Saúde Coletiva (Barueri), 11(COVID), 7105–7122. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11iCOVIDp7105-7122

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos