Conhecimento de profissionais da saúde sobre os equipamentos de proteção individuais no contexto da pandemia

Autores

  • Ana Cristina da Silva Oliveira
  • Giuliana Fernandes e Silva
  • Luiz Carlos Moraes França
  • Gleiciana Sant' Anna Vargas

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11iCOVIDp7045-7056

Palavras-chave:

Infecções por Coronaví­rus, Pandemias, Saúde do Trabalhador

Resumo

Objetivo: conhecer o perfil de profissionais da saúde em um hospital no estado do Rio de Janeiro e analisar os conhecimentos sobre adesão no uso do equipamento de proteção individual. Método: Pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. Para coleta de dados utilizou-se entrevista semi-estruturada, e para organização e análise do material, análise de conteúdo de Bardin. Os participantes do estudo foram profissionais de saúde de um hospital na região metropolitana do Rio de Janeiro/Brasil. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: Emergiram duas categorias: A utilização do equipamento de proteção individual como a principal proteção de contaminação do Covid-19 e, as mudanças na rotina da prática assistencial do trabalho e o enfrentamento da pandemia. Conclusões: Verificou-se, neste estudo, que os profissionais de saúde entrevistados conhecem a importância sobre o uso do equipamento de proteção individual, mas também destacam que foram fortemente impactados com as demandas assistenciais da pandemia.

Biografia do Autor

Ana Cristina da Silva Oliveira

Enfermeira. Coordenadora do Estágio Supervisionado do Curso de Graduação Anhanguera. Professora do Centro Universitário Anhanguera de Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

Giuliana Fernandes e Silva

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora do Centro Universitário Anhanguera de Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

Luiz Carlos Moraes França

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem. Professora do Centro Universitário Anhanguera de Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

Gleiciana Sant' Anna Vargas

Mestre em Enfermagem. Professora do Centro Universitário Anhanguera de Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

Publicado

2021-09-02

Como Citar

da Silva Oliveira, A. C. ., Fernandes e Silva, G. ., Moraes França, L. C. ., & Sant’ Anna Vargas, G. . (2021). Conhecimento de profissionais da saúde sobre os equipamentos de proteção individuais no contexto da pandemia. Saúde Coletiva (Barueri), 11(COVID), 7045–7056. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11iCOVIDp7045-7056

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos