Educação a distância através do ensino remoto durante a COVID-19 em um mestrado acadêmico em enfermagem: relato de experiência

Autores

  • Adriana Torres dos Santos
  • Jocelha Maria Costa de Almeida
  • Isaura Letí­cia Tavares Palmeira Rolim
  • Helder Machado Passos
  • Nair Portela Silva Coutinho
  • Ana Hélia de Lima Sardinha

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11iCOVIDp6973-6982

Palavras-chave:

Educação a distância, Educação em enfermagem, Covid-19

Resumo

Objetivo: descrever o ensino a distância com o uso de tecnologias educacionais no mestrado acadêmico em enfermagem durante a pandemia da COVID-19. Método: estudo descritivo, tipo relato de experiência de discentes, acerca do ensino a distância devido a COVID-19. O perí­odo do estudo ocorreu entre os meses de junho a dezembro de 2020. O estudo foi fundamentado na pedagogia de Paulo Freire, baseado no princí­pio da dialogicidade, como proposta essencial para construção do processo ensino-aprendizagem por meio do ensino a distância. Os docentes conduziram as aulas seguindo uma concepção dialógica-pedagógica. Resultado: O ensino a distância foi desafiante e o uso de tecnologias ativas possibilitou continuidade das aulas do mestrado acadêmico em enfermagem por meio do uso de tecnologias e ferramentas digitais. Conclusão: até a estratégia se consolidar, observou-se que as atividades educativas foram satisfatórias, pois possibilitou buscar além do conhecimento pedagógico e teórico, o entendimento dos recursos tecnológicos.

Biografia do Autor

Adriana Torres dos Santos

Enfermeira. Universidade Federal do Maranhão. Discente do Programa de Pós Graduação em Enfermagem.

Jocelha Maria Costa de Almeida

Enfermeira. Especialista em Saúde da Famí­lia e Unidade de Terapia Intensiva. Discente do Mestrado Acadêmico em Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão.

Isaura Letí­cia Tavares Palmeira Rolim

Enfermeira. Docente da Universidade Federal do Maranhão. Mestrado e Doutorado em Enfermagem.

Helder Machado Passos

Filósofo. Docente da Universidade Federal do Maranhão. Mestrado e Doutorado em Filosofia.

Nair Portela Silva Coutinho

Enfermeira. Docente da Universidade Federal do Maranhão. Mestrado em Pedagogia Profissional e Doutorado em Ciências da Saúde.

Ana Hélia de Lima Sardinha

Enfermeira. Docente da Universidade Federal do Maranhão. Mestrado em Doutorado em Ciências Pedagógicas.

Publicado

2021-09-02

Como Citar

Torres dos Santos, A. ., Costa de Almeida, J. M. ., Tavares Palmeira Rolim, I. L. ., Machado Passos, H., Portela Silva Coutinho, N. ., & de Lima Sardinha , A. H. . (2021). Educação a distância através do ensino remoto durante a COVID-19 em um mestrado acadêmico em enfermagem: relato de experiência. Saúde Coletiva (Barueri), 11(COVID), 6973–6982. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11iCOVIDp6973-6982

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos