Gravidade das incompatibilidades medicamentosas em pacientes crí­ticos: Uma revisão integrativa

Autores

  • Fabiana Marques da Paixão
  • Flávia Giron Camerini
  • Cí­ntia Silva Fassarella
  • Danielle de Mendonça Henrique
  • Luciana Guimarães Assad
  • Adriana Raineri Radighieri

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i51p1907-1912

Palavras-chave:

Incompatibilidade de Medicamentos, Segurança do Paciente, Cuidados Crí­ticos, Infusões Intravenosas, Cuidados de Enfermagem

Resumo

Objetivo: analisar as evidências cientí­ficas acerca dos eventos adversos provocados pelas incompatibilidades medicamentosas, com foco para a identificação de estratégias de prevenção. Método: trata-se de uma revisão integrativa de literatura, realizada nos diretórios da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), National Library of Medicine (PubMed) e The Scientific Electronic Library Online (ScIELO) com os descritores "drug incompatibility", "patient safety", "critical care", "infusions", "intravenous" e "nursing care". A busca resultou em em 09 estudos, publicados entre o perí­odo de 2014 a 2019. Resultados: dos artigos selecionados possibilitaram elaborar duas categorias: gravidade dos eventos adversos ocasionados pelas reações de incompatibilidade e estratégias de prevenção para evitar as incompatibilidades. Conclusão: os eventos adversos provocados pela incompatibilidade medicamentosas mais relatados foram a terapia ineficaz e a ocorrência de oclusão do cateter. As estratégias de prevenção mais citadas foram o uso de cateteres multilúmen a consulta ao farmacêutico clí­nico e o treinamento da equipe de enfermagem.

Biografia do Autor

Fabiana Marques da Paixão

Bolsista de Iniciação Científica. (PIBIC- UERJ) Acadêmica de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Flávia Giron Camerini

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento deEnfermagem Médico Cirúrgico da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Cí­ntia Silva Fassarella

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Médico Cirúrgico da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e da Universidade do Grande Rio – Prof. José de Souza Herdy, Rio de Janeiro, Brasil.

Danielle de Mendonça Henrique

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento deEnfermagem Médico Cirúrgico da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Luciana Guimarães Assad

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento fundamentos de enfermagem. Médico Cirúrgico da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Adriana Raineri Radighieri

Bolsista de iniciação cientí­fica FAPERJ. Acadêmica de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Downloads

Publicado

2020-10-29

Como Citar

Marques da Paixão, F. ., Camerini, F. G. ., Fassarella, C. S. ., Henrique, D. de M. ., Assad, L. G. ., & Radighieri, A. R. . (2020). Gravidade das incompatibilidades medicamentosas em pacientes crí­ticos: Uma revisão integrativa. Saúde Coletiva (Barueri), 9(51), 1907–1912. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i51p1907-1912

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos