A percepção dos técnicos de enfermagem quanto aos erros no preparo e administração de medicamentos

Autores

  • Taiane dos Santos Vieira
  • Diogo da Silva Lisboa
  • Bruno da Silva Lourenço
  • Leonardo Lima de Moraes dos Reis
  • Alexandro Alves Ribeiro
  • Susana Reis Ferreira
  • Luciana Quagliane Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i51p1899-1906

Palavras-chave:

Enfermagem, Erros de Medicação, Iatrogenia, Cuidados de Enfermagem

Resumo

Objetivo: Identificar na percepção do técnico de enfermagem quais fatores contribuem para o ato iatrogênico durante o preparo e administração de medicamentos. Método: Pesquisa de campo de abordagem qualitativa, realizada no setor de clí­nica médica de um Hospital geral privado do Rio de Janeiro. Por meio de um questionário semiestruturado aplicado a 40 profissionais técnicos de enfermagem. Resultados: Os fatores prevalentes para indução ao erro no preparo e administração de medicamentos mais citados na visão dos profissionais são: dupla jornada, sobrecarga de trabalho, falta de atenção, falta de recursos, estresse familiar, insatisfação no trabalho e quantitativo baixo de efetivo. As categorias encontradas durante a análise do questionário foram: Qualidade na assistência, segurança do paciente e erros de medicação. Conclusão: O estudo mostrou alguns pontos de fragilidade relacionado a assistência e segurança do paciente no preparo e administração de medicamentos devido ao quantitativo de atribuições atreladas ao técnico de enfermagem. A implantação de novas estratégias deverá ser adotada para que seja prestada uma assistência de excelência.

Biografia do Autor

Taiane dos Santos Vieira

Enfermeira. Pós-graduada em Enfermagem na Alta Complexidade pela Universidade Castelo Branco. Rio de Janeiro – Rio de Janeiro. Brasil.

Diogo da Silva Lisboa

Enfermeiro. Graduado pela Universidade Castelo Branco. Rio de Janeiro – Rio de Janeiro. Brasil.

Bruno da Silva Lourenço

Enfermeiro. Graduado pela EEAN/UFRJ. Especialista em Terapia Intensiva pela Escola de Enfermagem Anna Nery/EEAN/UFRJ. Docência do Ensino Superior Universidade Candido Mendes. Mestrado Enfermagem Psiquiátrica/EEAN/UFRJ. Enfermeiro do Setor de Hemodiálise do HFB. Professor Auxiliar Estácio de Sá. Rio de Janeiro. (RJ). Brasil.

Leonardo Lima de Moraes dos Reis

Enfermeiro Pós-graduado em Estratégia em Saúde da Famí­lia pela Universidade Castelo Branco. Docente da Escola Técnica Centro Rio - Rio de Janeiro – Rio de Janeiro. Brasil.

Alexandro Alves Ribeiro

Enfermeiro Graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Docente na Universidade Estácio de Sá. Mestre em Saúde da famí­lia pela UNESA. Especialista em Saúde Coletiva pela Universidade Gama Filho. Rio de Janeiro – Rio de Janeiro. Brasil.

Susana Reis Ferreira

Enfermeira Graduada pela FENF/UERJ. Rio de Janeiro. Brasil. Mestre e Doutoranda em Enfermagem pela FENF/UERJ. Rio de Janeiro – Rio de Janeiro. Brasil.

Luciana Quagliane Ribeiro

Enfermeira. Especialista em saúde da famí­lia. Rio de Janeiro – Rio de Janeiro. Brasil. Mestre em Saúde da famí­lia. Rio de Janeiro – Rio de Janeiro. Brasil. Bacharel em Direito. Rio de Janeiro. Brasil. Servidora do municí­pio do Rio de Janeiro. Docente e Coordenadora na Universidade Estácio de Sá. Rio de Janeiro. Brasil.

Downloads

Publicado

2020-10-29

Como Citar

Vieira, T. dos S. ., Lisboa, D. da S. ., Lourenço, B. da S. ., Reis, L. L. de M. dos ., Ribeiro, A. A. ., Ferreira, S. R. ., & Ribeiro, L. Q. . (2020). A percepção dos técnicos de enfermagem quanto aos erros no preparo e administração de medicamentos. Saúde Coletiva (Barueri), 9(51), 1899–1906. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i51p1899-1906

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos