Adesão í  terapia imunossupressora de transplantados renais de um hospital universitário

Autores

  • Anna Luiza Pereira Magalhães
  • Tatiane da Silva Campos
  • Viviane Ganem Kipper de Lima
  • Silvia Maria de Sá Basí­lio Lins
  • Edison Souza

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i51p1892-1898

Palavras-chave:

Transplante de Rim, Adesão í  Medicação, Imunossupressão

Resumo

O estudo objetivou descrever a adesão ao uso de imunossupressores e fatores influenciadores de transplantados renais. Trata-se de um estudo transversal descritivo-exploratório quantitativo realizado em um hospital universitário do Estado do Rio de Janeiro que contou com 47 transplantados entre 2013 e 2017. Utilizou-se um formulário para coleta de dados sociodemograficos e para avaliação da adesão í  terapia imunossupressora aplicou-se o instrumento Basel Assessment of Adherence to Immunosuppressive Medications Scale BAASIS. Para coleta e análise dos dados foi criado um questionário no software EpiInfo®7.2. Conclusão: O trabalho evidenciou que a não adesão í  terapia imunossupressora é um problema importante devido ao seu potencial de perda de enxerto renal e foi possí­vel traçar os pontos de dificuldade entre os pacientes não aderentes e, através da escala BAASIS identificar os pontos- chave de limitação para então intervir estrategicamente, visando aumentar sobrevida do enxerto, melhorar a qualidade de vida e prestar assistência direcionada í s mudanças necessárias.

Biografia do Autor

Anna Luiza Pereira Magalhães

Especialista em Nefrologia pelo Programa de Residência de Enfermagem UERJ, Enfermeira. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro-RJ-Brasil.

Tatiane da Silva Campos

Doutoranda em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva, Professora Assistente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro-RJ-Brasil.

Viviane Ganem Kipper de Lima

Mestre em Enfermagem, Professora Assistente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro-RJ-Brasil.

Silvia Maria de Sá Basí­lio Lins

Doutora em enfermagem, Professora Assistente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro-RJ-Brasil.

Edison Souza

Doutor em Medicina, Professor Adjunto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro-RJ-Brasil.

Downloads

Publicado

2020-10-29

Como Citar

Magalhães, A. L. P. ., Campos, T. da S. ., Lima, V. G. K. de ., Lins, S. M. de S. B. ., & Souza, E. . (2020). Adesão í  terapia imunossupressora de transplantados renais de um hospital universitário. Saúde Coletiva (Barueri), 9(51), 1892–1898. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i51p1892-1898

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos