Intervenção educativa para idosos hipertensos: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i67p6667-6676Palavras-chave:
Hipertensão Arterial, Atenção Primária í Saúde, Educação em Saúde, Promoção da Saúde, IdososResumo
OBJETIVO: Descrever a experiência de intervenção educativa em saúde para controle da Hipertensão Arterial (HAS) em idosos. MÉTODOS: Estudo descritivo, tipo relato de experiência, de ações de intervenção educativas desenvolvidas com um grupo de idosos hipertensos, entre março a julho de 2019 em uma UBS no município de Paulistana – PI. RESULTADOS: Foram realizados 8 encontros: três palestras sobre hábitos alimentares saudáveis no controle dos níveis pressóricos; três atendimentos nutricionais com os seus respectivos acompanhamentos e retornos e duas oficinas educativas. Houve prevalência do sexo feminino, de baixa escolaridade, baixa renda e casadas. As estratégias de educação em saúde e nutricional contínuas e participativas, com referência í realidade da população atendida é primordial para a mudança de comportamento alimentar e do estilo de vida. CONCLUSíO: Constata-se, a necessidade de atividades educacionais contínuas com foco na promoção da saúde de idosos hipertensos, uma vez que estas, podem consequentemente manter níveis pressóricos adequados.