Assistência pré-natal conforme as diretrizes da Rede Cegonha em um municí­pio cearense

Autores

  • Isla Vieira Diógenes
  • Brenda Pinheiro Evangelista
  • Maria Jacielma Alves de Melo Araújo
  • Lucenir Mendes Furtado Medeiros
  • Kerma Márcia de Freitas
  • Rafael Bezerra Duarte

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i66p6381-6392

Palavras-chave:

Assistência Pré-Natal, Atenção Básica, Serviços de Saúde Materno-Infantil, Saúde materno-infantil

Resumo

Objetivo: analisar a assistência pré-natal conforme as Diretrizes da Rede Cegonha em um Municí­pio Cearense. Métodos: pesquisa de campo, descritiva, com abordagem quantitativa, realizada em um municí­pio do interior do Ceará, com 10 enfermeiros que atuam em Unidades Básicas de Saúde, através da aplicação de um questionário. Resultados: 90% dos profissionais realizam a captação das gestantes no 1º trimestre, 80% encaminham as gestantes com intercorrências para um lugar de referência, assim como, as gestantes retornam í  unidade para a continuidade do pré-natal, 100% das gestantes realizam os exames no próprio municí­pio, destes, 70% são recebidos em torno de 15 dias,100% encaminham as gestantes com pré-natal de alto risco para serviços especializados. Conclusão: em geral, a assistência pré-natal no municí­pio estudado ocorre de forma adequada, todavia, existem alguns aspectos que precisam ser avaliados e aprimorados para que assim sejam realmente contemplados os critérios pertinentes í s diretrizes da Rede Cegonha.

Biografia do Autor

Isla Vieira Diógenes

Enfermeira. Graduada pelo Centro Universitário Vale do Salgado. Pós-graduanda em Urgência e Emergência pelo Centro Universitário Vale do Salgado. Icó-Ce.

Brenda Pinheiro Evangelista

Enfermeira. Graduada pelo Centro Universitário Vale do Salgado. Pós-graduanda em Urgência e Emergência pelo Centro Universitário Vale do Salgado. Icó-Ce.

Maria Jacielma Alves de Melo Araújo

Enfermeira atuante na Estratégia Saúde da Famí­lia. Preceptora do curso de Bacharelado em enfermagem no Centro Universitário Vale do Salgado. Icó-Ce.

Lucenir Mendes Furtado Medeiros

Enfermeira atuante na Estratégia Saúde da Famí­lia. Mestre em Saúde da Famí­lia pela Universidade Federal do Ceará. Preceptora do curso de Bacharelado em enfermagem no Centro Universitário Vale do Salgado. Icó-Ce.

Kerma Márcia de Freitas

Enfermeira. Coordenadora do curso de Bacharelado em Enfermagem no Centro Universitário Vale do Salgado. Icó-Ce. Mestre em Saúde Coletiva e Doutoranda em Saúde Coletiva pela UNIFOR.

Rafael Bezerra Duarte

Enfermeiro. Docente do curso de Bacharelado em Enfermagem no Centro Universitário Vale do Salgado. Icó-Ce. Mestrando em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará.

Publicado

2021-07-02

Como Citar

Vieira Diógenes, I. ., Pinheiro Evangelista, B. ., Alves de Melo Araújo, M. J. ., Mendes Furtado Medeiros, L. ., de Freitas , K. M. ., & Bezerra Duarte , R. . (2021). Assistência pré-natal conforme as diretrizes da Rede Cegonha em um municí­pio cearense. Saúde Coletiva (Barueri), 11(66), 6381–6392. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i66p6381-6392

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos