Crianças e adolescentes no contexto da pandemia: a interface com a violência intrafamiliar

Autores

  • Moniky Araújo da Cruz
  • Nadirlene Pereira Gomes
  • Keile Kemyly Assis da Silva
  • Maria Carolina Ortiz Whitaker
  • Júlia Renata Fernandes de Magalhães
  • Joana D'arc Ferreira Lopes Santos
  • Nadjane Rebouças Gomes

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i65p6270-6279

Palavras-chave:

Violência doméstica, Criança, Adolescente, Pandemia, Covid-19

Resumo

Objetivo: refletir acerca da interface entre o contexto da pandemia pela Covid-19 e a vivência de violência intrafamiliar por crianças e adolescentes. Método: artigo de reflexão teórica tendo como fundamentação a literatura atual e relevante acerca da temática no que tange a violência intrafamiliar e o contexto da pandemia. Resultado: O estudo traz reflexões sobre a pandemia pela Covid-19 e o consequente aumento no número de casos de violência contra crianças e adolescentes, situação que já apresentava elevados í­ndices. Além disso, se expõe fatores que têm contribuí­do para esse aumento, tais como o isolamento social, suspensão das aulas, sistema home office e ní­veis elevados de estresse devido ao contexto, o que pode guardar relação com as situações de violência. Conclusão: o estudo contribui no sentido de desvelar aspectos que alertam para a vulnerabilidade do público infanto-juvenil para experienciar abusos, oferecendo subsí­dios para se pensar estratégias e polí­ticas públicas direcionadas a proteção e cuidado desse público no cenário de pandemia.

Biografia do Autor

Moniky Araújo da Cruz

Enfermeira. Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Federal da Bahia. Salvador, Bahia, Brasil.

Nadirlene Pereira Gomes

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Universidade Federal da Bahia. Salvador, Bahia, Brasil.

Keile Kemyly Assis da Silva

Graduanda em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia.

Maria Carolina Ortiz Whitaker

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Universidade Federal da Bahia. Salvador, Bahia, Brasil.

Júlia Renata Fernandes de Magalhães

Doutora em Enfermagem. Enfermeira assistencial, UPA em Guanambi-Bahia. Coordenadora da oncologia e da unidade de internação da UNACON em Caetité, Bahia.

Joana D'arc Ferreira Lopes Santos

Psicóloga. Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Bahia. Salvador, BA, Brasil.

Nadjane Rebouças Gomes

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Bahia. Salvador, BA, Brasil.

Publicado

2021-06-04

Como Citar

Araújo da Cruz, M. ., Pereira Gomes, N. ., Assis da Silva, K. K. ., Ortiz Whitaker, M. C. ., Fernandes de Magalhães, J. R. ., D’arc Ferreira Lopes Santos, J. ., & Rebouças Gomes, N. . (2021). Crianças e adolescentes no contexto da pandemia: a interface com a violência intrafamiliar. Saúde Coletiva (Barueri), 11(65), 6270–6279. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i65p6270-6279

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos