O uso da suplementação hiperproteica e creatina em pacientes idosos paliativos na cognição, funcionalidade e sarcopenia

Autores

  • Marina de Oliveira Vieira
  • Ana Lúcia Ribeiro Salomón

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i65p6252-6269

Palavras-chave:

Cuidados Paliativos, Creatina, Sarcopenia

Resumo

O envelhecimento é um processo natural, muitas vezes acometidos por doenças paliativas, o uso de suplementos orais pode melhorar fatores como sarcopenia, cognição e funcionalidade. Objetivo: Analisar o uso de suplementos hiperproteicos e creatina em pacientes idosos com doenças paliativas em relação a melhora da função cognitiva, funcionalidade e sarcopenia. Método: Trata-se de um artigo de revisão integrativo de literatura nas bases de dados PubMed, SciELO, Google Scholar, LILACS, no perí­odo de 2016-2020, utilizando os descritores do DeCS, envelhecimento, "˜"™cuidados paliativos"™"™, "˜"™suplementos nutricionais"™"™, "˜"™Idoso fragilizado"™"™, "˜"™disfunção cognitiva"™"™, sarcopenia e creatina, em idiomas português e inglês. Resultado: Foram encontrados 200420 artigos, após uma leitura criteriosa, apenas 62 artigos foram selecionados, sendo dividido em três seções mostrando os efeitos da suplementação hiperproteica e de creatina em idosos em paliativos. Conclusão: Mas estudos são necessários para comprovar o uso de suplementos em pacientes idosos paliativos na melhora da sarcopenia, funcionalidade e déficit cognitivo.

Biografia do Autor

Marina de Oliveira Vieira

Nutricionista e Educadora. Fí­sica – Orientadora de prática – UNICEUB. Mestranda em Ciências da Saúde – FEPECS. Especialista: Nutrição clí­nica, esportiva, fitoterápica, funcional oncologia e Cuidados paliativos – LABORO. Pós-Graduanda – Gerontologia e Assistência do Idoso.

Ana Lúcia Ribeiro Salomón

Nutricionista – Professora titular do UNICEUB, Orientadora de Mestrado da FEPCS. Doutora em ciências da saúde -UNB. Mestre em Nutrição Humana – UNB. Especialista em gestão em instituições de saúde – FEPECS. Especialista em Nutrição Parenteral e Enteral pela SBNPE. Especialista em Nutrição Clí­nica pela ASBRAN. Especialista em Nutrição Funcional pela VP/UniCSUL. Especialista em Fitoterapia pela UNYLEYA.

Publicado

2021-06-04

Como Citar

de Oliveira Vieira, M., & Ribeiro Salomón, A. L. (2021). O uso da suplementação hiperproteica e creatina em pacientes idosos paliativos na cognição, funcionalidade e sarcopenia . Saúde Coletiva (Barueri), 11(65), 6252–6269. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i65p6252-6269

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos