Importância do tratamento diretamente observado da tuberculose na percepção dos enfermeiros

Autores

  • Mariana de Araujo Rocha
  • Rayrla Cristina de Abreu Temoteo
  • Camila Rolim Figueiredo
  • Rayanne Rilka Pereira da Silva
  • Thaline Ingrid Marques Menezes
  • Paula Micaelle Barbosa Costa

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i65p6242-6251

Palavras-chave:

Tuberculose, Vigilância, Atenção primária í  saúde, Enfermeiros de Saúde da Famí­lia

Resumo

Objetivo: Este estudo objetivou avaliar a importância da realização do Tratamento Diretamente Observado da tuberculose (TDO) na percepção dos enfermeiros das unidades de saúde da famí­lia no municí­pio de Cajazeiras-PB. Métodos: Trata-se de um estudo de campo do tipo exploratório descritivo com abordagem qualitativa. A pesquisa ocorreu nas Unidades de Saúde da Famí­lia do municí­pio de Cajazeiras. Como técnica para coleta de dados, foi utilizada uma entrevista semiestruturada. Resultados: Foram divididos em duas categorias: dados sócio demográficos e importância na realização do TDO. Participaram da pesquisa 18 enfermeiros, destes 2 eram homens e 16 mulheres. A maioria dos profissionais tinham mais de 5 anos de atividade profissional e possuí­am pós graduação na área de atuação. Além disso, a maioria enfatizou que é importante o TDO pela formação do ví­nculo com usuário e a consequente prevenção do abandono ao tratamento. Conclusão: A realização deste estudo proporcionou um maior conhecimento a respeito da importância pela perspectiva dos entrevistados, pois através do ví­nculo da equipe com o doente de tuberculose é possí­vel realizar o monitoramento das tomadas, identificar os fatores adversos, evitar o abandono e principalmente acompanhar a evolução.

Biografia do Autor

Mariana de Araujo Rocha

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Campina Grande e Pós- Graduada em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Famí­lia - Uninter.

Rayrla Cristina de Abreu Temoteo

Enfermeira pela Universidade Federal de Campina Grande, Especialista em Saúde da Famí­lia e Saúde Coletiva, Mestre em Saúde Pública pela PPGS/UEPB, Doutoranda em Enfermagem pela PGENF/UFRN.

Camila Rolim Figueiredo

Enfermeira pela Universidade Federal de Campina Grande, Pós-graduanda em Enfermagem em Centro Cirúrgico pela Universidade de Pernambuco.

Rayanne Rilka Pereira da Silva

Enfermeira pela Universidade Federal de Campina Grande, Pós-graduada em Saúde da Famí­lia pela Universidade Candido Mendes.

Thaline Ingrid Marques Menezes

Enfermeira pela Universidade Federal de Campina Grande, Pós-graduada em UTI, Urgencia e Emergencia.

Paula Micaelle Barbosa Costa

Enfermeira pela Universade Federal de Campina Grande e pós-graduada em Obstetrí­cia e Neonatologia.

Publicado

2021-06-04

Como Citar

de Araujo Rocha, M. ., de Abreu Temoteo, R. C. ., Rolim Figueiredo , C. ., Pereira da Silva, R. R. ., Marques Menezes, T. I. ., & Barbosa Costa, P. M. . (2021). Importância do tratamento diretamente observado da tuberculose na percepção dos enfermeiros. Saúde Coletiva (Barueri), 11(65), 6242–6251. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i65p6242-6251

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos