A atuação do enfermeiro no serviço de atendimento pré-hospitalar móvel contemporâneo: revisão integrativa

Autores

  • Kamille Lopes Formoso Machado
  • Maria Regina Bernardo da Silva
  • Daniel Ribeiro Soares de Souza
  • Ligia D'arc da Silva Rocha Prado
  • Mariane Fernandes dos Santos
  • Gisele da Conceição Sabino
  • Denize Mara de Araujo

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i65p6228-6241

Palavras-chave:

Atendimento Pré-Hospitalar, Assistência de Enfermagem, Ambulância

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar as evidências cientí­ficas disponí­veis, referentes í  atuação do enfermeiro no serviço de atendimento pré-hospitalar móvel.O estudo apresenta uma revisão integrativa da literatura de caráter exploratório-descritivo e de origem qualitativa. Foram selecionados 30 artigos, dentre eles 2 artigos em inglês, relacionado í  temática do estudo. A discussão foi dividida em subcategorias resumidas nos tí­tulos: Análise das evidências cientí­ficas disponí­veis, referentes í  atuação do enfermeiro no serviço de atendimento pré- hospitalar móvel contemporâneo; Identificação dos fatores que colaboram para a atuação de forma eficiente ou deficiente do enfermeiro no serviço de atendimento pré-hospitalar móvel contemporâneo. Concluiu-se que os enfermeiros desenvolvem diversas responsabilidades que ultrapassam a formação acadêmica, evidenciando que novas matrizes sejam desenvolvidas com ênfase e treinamentos de questões imbricadas no atendimento pré-hospitalar. Sugeriu-se que novos modelos assistências sejam desenvolvidos onde a contribuição da enfermagem não fique enclausurada em protocolos, permitindo que a aplicabilidade das intervenções sejam individuais.

Biografia do Autor

Kamille Lopes Formoso Machado

Enfermeira universidade castelo branco - TCC de Graduação Enfermagem.

Maria Regina Bernardo da Silva

Mestre em Saude da Familia . Docente da Universidade Castelo Branco e Unesa RJ. Orientadora.

Daniel Ribeiro Soares de Souza

Mestre em Saude e Tecnologia Hospitalar Uni Rio, Coordenador geral da Central de transplantes HUCFF, Docente da Universidade castelo Branco, RJ.

Ligia D'arc da Silva Rocha Prado

Mestranda de enfermagem UFF, Enfermeira da Secretaria Municipal de Macaé, Precoptora de Enfermagem da Universidade Castelo Branco, RJ.

Mariane Fernandes dos Santos

Mestre em Saude da Familia e Docente da UNICBE, RJ.

Gisele da Conceição Sabino

Enfermeira da Universidade Castelo Branco, RJ

Denize Mara de Araujo

Enfermeira da Universidade Castelo Branco, RJ

Publicado

2021-06-04

Como Citar

Lopes Formoso Machado , K. ., Bernardo da Silva , M. R. ., Ribeiro Soares de Souza, D. ., D’arc da Silva Rocha Prado, L., Fernandes dos Santos , M. ., da Conceição Sabino , G., & de Araujo, D. M. (2021). A atuação do enfermeiro no serviço de atendimento pré-hospitalar móvel contemporâneo: revisão integrativa. Saúde Coletiva (Barueri), 11(65), 6228–6241. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i65p6228-6241

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos