Relação entre prematuridade, pré-natal e o entendimento da puérpera sobre sua referência hospitalar

Autores

  • Luana Carla Gonçalves Brandão Santos
  • Nathalia Lima da Silva
  • Keila Cristina Pereira do Nascimento Oliveira
  • Ana Carolina Santana Vieira

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i65p6218-6227

Palavras-chave:

Recém-nascido Prematuro, Trabalho de Parto, Serviços de Saúde Materno-Infantil

Resumo

Objetivo: analisar a relação entre orientações do pré-natal sobre o Sistema logí­stico/peregrinação e a internação do RN na UTIN em uma maternidade pública de alto risco. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, transversal de abordagem quanti-qualitativa, com 4 parturientes internadas na Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) cujos RN"™s internos na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. O estudo aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa com o parecer nº 2.145.000. Resultados: Sobre o perfil das puérperas, 67% tinham 24 anos, 80% cor parda e 33% com ensino fundamental incompleto. Referente ao sistema logí­stico, 50% foram orientadas no pré-natal sobre a maternidade de referência e 50% não receberam orientação. Conclusão: Através da análise dos prontuários percebe-se que muitas mulheres apresentam dúvidas que poderiam ter sido esclarecias durante o pré-natal, a peregrinação esteve associada a falta do conhecimento e das orientações.

Biografia do Autor

Luana Carla Gonçalves Brandão Santos

Enfermeira egressa do Centro Universitário Cesmac. Residente em Obstetrí­cia pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas.

Nathalia Lima da Silva

Enfermeira egressa do Centro Universitário Cesmac. Mestranda pela Universidade Federal de Alagoas.

Keila Cristina Pereira do Nascimento Oliveira

Enfermeira. Doutora em Serviço Social, orientadora e docente do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas.

Ana Carolina Santana Vieira

Enfermeira, Doutora em Ciências da Saúde, coorientadora e docente do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas.

Publicado

2021-06-04

Como Citar

Gonçalves Brandão Santos, L. C. ., Lima da Silva, N. ., Pereira do Nascimento Oliveira, K. C. ., & Santana Vieira, A. C. (2021). Relação entre prematuridade, pré-natal e o entendimento da puérpera sobre sua referência hospitalar. Saúde Coletiva (Barueri), 11(65), 6218–6227. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i65p6218-6227

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos