Sí­ndrome de down e aspectos odontológicos

Autores

  • Josanne Christine Araújo Silva
  • Erick Michell Bezerra Oliveira
  • Hernandys Ribeiro Bezerra
  • Flávio Bruno Rodrigues de Assunção
  • Letí­cia Aparecida Santos Silva
  • Emerson de Sousa Pinheiro

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i65p6192-6207

Palavras-chave:

Sí­ndrome de Down, Odontologia, Manifestações bucais

Resumo

Objetivo: Revisar artigos disponí­veis em periódicos cientí­ficos que retratassem os aspectos odontológicos de pacientes com Sí­ndrome de Down. Métodos: Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica realizado em 2020, o limite temporal estabelecido para a pesquisa foi entre 2008 a 2018, elegí­veis as bases da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ní­vel Superior (CAPES) e Google Acadêmico. Conclusão: A partir das informações obtidas podemos concluir que A higiene bucal supervisionada é fundamental nesses indiví­duos, devido í s limitações motoras e í  alta prevalência de doenças periodontais. O cirurgião-dentista deve estar preparado para o atendimento de pacientes com necessidades especiais por meio da capacitação técnica e cultivo de valores humanos, minimizando os diversos problemas que esses pacientes já estão condicionados a enfrentar devido ao seu estado de deficiência.

Biografia do Autor

Josanne Christine Araújo Silva

Bacharel em Nutrição pelo Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão – UniFacema; Pós-Graduada em Nutrição Clí­nica, Funcional e Fitoterapia pelo Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão – UniFacema; Pós-graduada em Gestão e Docência do Ensino Superior pela Faculdade Seven – FAEME.

Erick Michell Bezerra Oliveira

Bacharel em Fisioterapia na UNIFACEMA-2019. Acadêmico do curso de Odontologia na UNIFACEMA. Pós-graduando em Docência do Ensino Superior com ênfase em sistema de saúde-FAVENI. Pós-Graduando em Gestão Hospitalar e Auditoria em Serviços de Saúde na Estratego Sistema Educacional.

Hernandys Ribeiro Bezerra

Acadêmico do curso de Odontologia no Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão-UNIFACEMA.

Flávio Bruno Rodrigues de Assunção

Acadêmico do curso de Odontologia no Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão-UNIFACEMA.

Letí­cia Aparecida Santos Silva

Acadêmico do curso de Odontologia no Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão-UNIFACEMA.

Emerson de Sousa Pinheiro

Acadêmico do curso de Odontologia no Instituto Florence de Ensino Superior- IFES.

Publicado

2021-06-04

Como Citar

Araújo Silva, J. C. ., Bezerra Oliveira, E. M. ., Ribeiro Bezerra, H. ., Rodrigues de Assunção, F. B. ., Santos Silva, L. A. ., & de Sousa Pinheiro, E. (2021). Sí­ndrome de down e aspectos odontológicos. Saúde Coletiva (Barueri), 11(65), 6192–6207. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i65p6192-6207

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos