Repercussões psicopatológicas em enfermagem decorrentes da pandemia do COVID-19: uma revisão integrativa

Autores

  • Lina Eduarda Silva Costa
  • Fernanda Vale de Oliveira
  • Anne Gabrielle Moreira Carneiro
  • Samara de Araújo Alves Ribeiro
  • Amanda Cristina de Souza Barros
  • Paula Paulina Costa Tavares

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i65p6170-6179

Palavras-chave:

COVID-19, Saúde mental, Enfermagem, Psicopatologia

Resumo

Objetivo: identificar as repercussões psicopatológicas em profissionais da enfermagem decorrentes da pandemia do covid-19. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada entre o perí­odo de outubro de 2020 a janeiro de 2021, onde foram analisados artigos publicados nas plataformas de bases de dados Google Acadêmico e Biblioteca virtual em Saúde (BVS). Foram adotados como critérios de inclusão: publicações em português, artigos originais e de livre acesso, indexados entre dezembro de 2019 e janeiro de 2021. Resultados: a amostra final desta revisão foi constituí­da por 06 artigos, selecionados pelos critérios de inclusão previamente estabelecidos. Conclusão: diante ao exposto, percebe-se que os profissionais de enfermagem na linha de frente que estão diretamente envolvidos no diagnóstico, tratamento e cuidado de pacientes com COVID-19 correm o risco de desenvolver sofrimento psicopatológico comprometendo assim sua saúde mental e por consequência sua vida e a assistência que presta aos pacientes.

Biografia do Autor

Lina Eduarda Silva Costa

Graduanda em enfermagem pela Faculdade Carajás. PA-Brasil.

Fernanda Vale de Oliveira

Graduanda em enfermagem pela Faculdade Carajás. PA-Brasil.

Anne Gabrielle Moreira Carneiro

Graduanda em enfermagem pela Faculdade Carajás. PA-Brasil.

Samara de Araújo Alves Ribeiro

Graduanda em enfermagem pela Faculdade Carajás. PA-Brasil.

Amanda Cristina de Souza Barros

Graduanda em enfermagem pela Faculdade Carajás. PA-Brasil.

Paula Paulina Costa Tavares

Enfermeira. Mestrado Profissional em Promoção da saúde pelo Centro universitário Adventista de São Paulo. Docente do curso de Enfermagem da Faculdade Adventista da Bahia. BA-Brasil.

Publicado

2021-06-04

Como Citar

Silva Costa, L. E. ., Vale de Oliveira, F. ., Moreira Carneiro, A. G. ., de Araújo Alves Ribeiro, S. ., de Souza Barros , A. C. ., & Costa Tavares , P. P. . (2021). Repercussões psicopatológicas em enfermagem decorrentes da pandemia do COVID-19: uma revisão integrativa . Saúde Coletiva (Barueri), 11(65), 6170–6179. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i65p6170-6179

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos