Avaliação da qualidade de vida, do sono e sintomas respiratórios em crianças e adolescentes obesos

Autores

  • Erica Laiza Alves de Souza
  • Carla Campos Medeiros Muniz
  • Tatianne Moura Estrela Gusmão

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i65p6138-6151

Palavras-chave:

Obesidade infantil, Qualidade de vida, Privação do sono, Sinais e Sintomas respiratórios

Resumo

Objetivo Avaliar a qualidade de vida, do sono e sintomas respiratórios em crianças e adolescentes obesos. Método Pesquisa transversal, realizada no Centro de Obesidade Infantil de Campina Grande (PB). Foi realizada avaliação antropométrica, aplicação do formulário socioeconômico e de estilo de vida, do PedsQL, do PSQI e questionário sobre sintomas respiratórios. Os resultados foram analisados no SPSS versão 18, as variáveis apresentaram distribuição normal, foi realizado o teste qui- quadrado e o de correlação de Pearson. Utilizou-se ní­vel de significancia de 95%. Resultados A má qualidade de vida foi predominante (60%) assim como a do sono (70%). Nos sintomas respiratórios a falta de ar (85%) e a tosse (60%) foram os mais afirmados. Foi observado correlação significativa entre horas de sedentarismo e a pontuação dos escores do PedsQL e do PSQI. Conclusão Sedentarismo e inatividade fí­sica repercutem em alterações na qualidade de vida e do sono de crianças e adolescentes obesos.

Biografia do Autor

Erica Laiza Alves de Souza

Graduada em fisioterapia pelo Centro Universitário UNIFACISA, Campina Grande–PB.

Carla Campos Medeiros Muniz

Médica, Endocrinologista Pediátrica, Professora do departamento de Enfermagem e do Programa de Pós Graduação do Mestrado em Saúde Pública da Universidade Estadual da Paraí­ba (UEPB), Campina Grande-PB, Brasil.

Tatianne Moura Estrela Gusmão

Fisioterapeuta Intensivista Neonatal e Pediátrica, doutoranda do Programa de Pós Graduação Materno Infantil do IMIP –PE; Professora do curso de fisioterapia do Centro Universitário UNIFACISA, Campina Grande–PB.

Publicado

2021-06-04

Como Citar

Alves de Souza , E. L. ., Campos Medeiros Muniz , C. ., & Moura Estrela Gusmão , T. . (2021). Avaliação da qualidade de vida, do sono e sintomas respiratórios em crianças e adolescentes obesos. Saúde Coletiva (Barueri), 11(65), 6138–6151. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i65p6138-6151

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos