Morte materna relacionada a má/não assistência ao pré-natal

Autores

  • Ana Carolina de Carvalho Silva
  • Fabiana Maria Sena Santos
  • Jessica Fernanda Freire da Silva Gaudêncio
  • Maria Luciane Torres Honorio
  • Liniker Scolfild Rodrigues da Silva

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i65p6100-6109

Palavras-chave:

Morte materna, Cuidado Pré-natal, Assistência em saúde

Resumo

Introdução: A morte materna continua sendo uma problemática de saúde em inúmeras regiões do mundo, especialmente nas menos desenvolvidas. No ano de 2015, estimou-se que a razão de morte materna global foi de 216 por 100 mil nascidos vivos (NV), ocorrendo variações como de 542 por 100 mil NV na ífrica a 16 por 100 mil NV na Europa. Objetivo: averiguar na literatura cientifica a morte materna relacionada a má/não assistência ao pré-natal. Método: Trata-se de um estudo bibliográfico, tipo revisão integrativa. Realizou-se a busca por artigos; com delimitação atemporal; nos idiomas português, inglês e espanhol; disponí­veis na í­ntegra. Nas seguintes plataformas de dados: BDENF, LILACS, MEDLINE/BVS, SciELO e Science direct. Os dados foram organizados e apresentados em figuras e tabelas. Resultados: Dos 1563 estudos encontrados, 14 estava disponí­vel na BDENF, 60 na LILACS, 909 na MEDLINE/BVS, 0 na SciELO e 16561 na Science direct; contudo, após a leitura permaneceram apenas os que atendiam aos critérios para inclusão e exclusão descritos na metodologia, totalizando 4 estudos. Após a leitura dos estudos selecionados, os artigos foram categorizados em recortes temáticos, classificando o conhecimento produzido acerca do tema. Conclusão: A revisão integrativa elaborada possibilitou detectar os impactos da má/não assistência ao pré-natal na morte materna, e sua importância pra qualidade de atendimento prestado ao paciente.

Biografia do Autor

Ana Carolina de Carvalho Silva

Enfermeira (egressa) Faculdade da Escada (FAESC). Escada, Pernambuco (PE), Brasil.

Fabiana Maria Sena Santos

Enfermeira (egressa) Faculdade da Escada (FAESC). Escada, Pernambuco (PE), Brasil.

Jessica Fernanda Freire da Silva Gaudêncio

Enfermeira (egressa) Centro Universitário Maurí­cio de Nassau (UNINASSAU). Recife, Pernambuco (PE), Brasil.

Maria Luciane Torres Honorio

Enfermeira (egressa) Faculdade da Escada (FAESC). Escada, Pernambuco (PE), Brasil.

Liniker Scolfild Rodrigues da Silva

Sanitarista na modalidade residência pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM)/Universidade de Pernambuco (UPE). Especialista em Enfermagem Obstetra na modalidade residência pela Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (FENSG)/UPE. Recife, Pernambuco (PE), Brasil.

Publicado

2021-06-04

Como Citar

de Carvalho Silva, A. C. ., Sena Santos, F. M. ., Freire da Silva Gaudêncio, J. F. ., Torres Honorio, M. L. ., & Scolfild Rodrigues da Silva, L. . (2021). Morte materna relacionada a má/não assistência ao pré-natal. Saúde Coletiva (Barueri), 11(65), 6100–6109. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i65p6100-6109

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos