Atuação do enfermeiro no controle de infecção hospitalar e segurança do paciente

Autores

  • Veronica Lúcia Pinto Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i65p6080-6089

Palavras-chave:

Infecção hospitalar, Prevenção; Enfermeiro, Segurança do Paciente, Vigilância Epidemiológica

Resumo

Trata-se de um artigo de atualização com objetivo destacar a Atuação do Enfermeiro no Controle de Infecção Hospitalar e Segurança do Paciente, evidenciando os fundamentos que norteiam a compreensão deste fenômeno de indiscutí­vel importância epidemiológica para assistência í  saúde. Método: Este estudo é resultado de uma investigação bibliográfica, onde identificou-se e analisou-se o conhecimento produzido sobre a temática através da revisão sistemática da literatura. Resultado: Evidencia-se o importante papel do enfermeiro no desenvolvimento das ações de prevenção e controle de infecção como estratégia de implementação de medidas eficazes na segurança do paciente. Conclusão: Considera-se os aspectos identificados contribuem para reflexões na área da atenção í  saúde, uma vez que apontam aspectos das polí­ticas e práticas de controle de infecção hospitalar com potencial de subsidiar a integralidade da segurança do paciente.

Biografia do Autor

Veronica Lúcia Pinto Ferreira

Enfermeira, formada no curso superior de bacharel em Enfermagem- Universidade do Grande Rio - Unigranrio, Pós graduação em Geriatria e Gerontologia – faculdade Verde, Pós Graduação em Controle de Infecção Hospitalar - Faculdade Unyleya, Pós – Graduação em Enfermagem do Trabalho – Faculdade Gama Filho.

Publicado

2021-06-04

Como Citar

Pinto Ferreira, V. L. . (2021). Atuação do enfermeiro no controle de infecção hospitalar e segurança do paciente. Saúde Coletiva (Barueri), 11(65), 6080–6089. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i65p6080-6089

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos