Evidências para a assistência de enfermagem í  gestante com câncer de mama: revisão integrativa

Autores

  • Daiana Lima da Silva
  • Giselle Simões Cotinhola de Oliveira
  • Patrí­cia Roque da Silva Pires
  • Raquel Vicente dos Santos Reis
  • Regina Helena de Souza
  • Vanessa Moreira da Silva Soeiro
  • Lucian da Silva Viana

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i65p6066-6079

Palavras-chave:

Câncer de mama, Gestantes, Assistência í  saúde, Oncologia, Enfermagem

Resumo

Objetivo: Discutir as evidências que a literatura apresenta sobre a assistência a gestante com diagnóstico de câncer de mama e as contribuições do Enfermeiro para saúde deste grupo. Método: Revisão integrativa de literatura realizada nas bases: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Literatura Internacional em Ciências da Saúde (MEDLINE) e Scientific Electronic Library Online (SciELO). Resultados: Quinze artigos compuseram a revisão. Três categorias de discussão foram criadas: 1) Câncer de mama: caracterização sociodemográfica de mulheres grávidas com neoplasia de mama; 2) Principais abordagens diagnósticas e terapêuticas frente ao câncer de mama em mulheres gravidas; 3) Assistência de Enfermagem a mulheres com diagnóstico de câncer de mama na gestação. Conclusão: O Enfermeiro deve ser capacitado a identificar as alterações não fisiológicas nas mamas, contribuindo na detecção precoce do câncer durante as consultas pré-natais. Apesar disto, foram encontrados poucos estudos que abordam a Assistência de Enfermagem neste contexto.

Biografia do Autor

Daiana Lima da Silva

Enfermeira. Discente da Especialização em Enfermagem Oncológica pelo Centro Universitário Celso Lisboa. Enfermeira Supervisora da Unidade Terapia Intensiva do Hospital e Maternidade Terezinha de Jesus.

Giselle Simões Cotinhola de Oliveira

Enfermeira. Discente da Especialização em Enfermagem Oncológica pelo Centro Universitário Celso Lisboa. Enfermeira Intensivista do CTI Covid do Hospital Unimed Rio.

Patrí­cia Roque da Silva Pires

Enfermeira. Especialista em Saúde da Mulher (Universidade Estácio de Sá). Discente da Especialização em Enfermagem Oncológica pelo Centro Universitário Celso Lisboa. Enfermeira da Unidade de internação do Hospital Unimed Rio.

Raquel Vicente dos Santos Reis

Enfermeira. Discente da Especialização em Enfermagem Oncológica pelo Centro Universitário Celso Lisboa. Enfermeira Supervisora da Unidade cardiológica do Hospital Unimed Rio.

Regina Helena de Souza

Enfermeira. Especialista em Saúde da Famí­lia e Comunidade. Discente da Especialização em Enfermagem Oncológica pelo Centro Universitário Celso Lisboa. Responsável técnica na CMS Cyro de Mello.

Vanessa Moreira da Silva Soeiro

Enfermeira. Doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Mestra em Enfermagem (UFMA). Especialista em Gestão em Saúde e Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Lucian da Silva Viana

Enfermeiro. Doutorando em Saúde Pública e Meio Ambiente da Escola Nacional de Saúde Pública - Sergio Arouca (FIOCRUZ). Mestre em Oncologia pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Especialista em Oncologia - Residência Multiprofissional (INCA) e em Estomaterapia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Aperfeiçoamento em Pesquisa Oncológica pelo Centro de Pesquisa (INCA). Professor convidado da Especialização em Enfermagem Oncológica do Centro Universitário Celso Lisboa.

Publicado

2021-06-04

Como Citar

Lima da Silva, D. ., Simões Cotinhola de Oliveira, G. ., Roque da Silva Pires, P. ., Vicente dos Santos Reis, R. ., de Souza, R. H. ., Moreira da Silva Soeiro, V. ., & da Silva Viana, L. . (2021). Evidências para a assistência de enfermagem í  gestante com câncer de mama: revisão integrativa. Saúde Coletiva (Barueri), 11(65), 6066–6079. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i65p6066-6079

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos