Orientações educativas de enfermagem na alta hospitalar de paciente neurosequelado: relato de experiência

Autores

  • Liana Priscilla Lima de Melo
  • Jaiza Sousa Penha
  • Ana Hélia de Lima Sardinha
  • Nair Portela Silva Coutinho
  • Lí­via Maia Pascoal
  • Adriana Gomes Nogueira Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i65p6036-6043

Palavras-chave:

Alta do paciente, Educação em Saúde, Enfermagem Primária, Acidente Vascular Cerebral

Resumo

Objetivo: Descrever a experiência com as orientações educativas de alta hospitalar sob a perspectiva de uma enfermeira inserida no modelo Primary Nursing. Método: Relato desenvolvido a partir da vivência profissional em uma clí­nica médica de unidade hospitalar em São Luí­s, Maranhão, de janeiro a dezembro de 2020. As orientações educativas de enfermagem ocorriam através de treinamentos com os cuidadores e familiares dos pacientes, previamente í  alta. Resultados: As informações eram repassadas de forma dialogada, priorizando o familiar e/ou cuidador que seria mais presente no domicí­lio, enfatizando orientações educativas de enfermagem relacionadas aos cuidados gerais com a pele, cuidados com a traqueostomia, gastrostomia ou jejunostomia, administração de dieta enteral e de medicamentos. Conclusão: O planejamento das orientações educativas na alta hospitalar são atribuições importantes do enfermeiro primário, promovendo a continuidade do cuidado e segurança por parte dos cuidadores em realizar assistência aos pacientes neurosequelados no ambiente domiciliar.

Biografia do Autor

Liana Priscilla Lima de Melo

Enfermeira. Especialista em Clí­nica Médica e Cirúrgica, UFMA. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFMA.

Jaiza Sousa Penha

Enfermeira. Especialista em Saúde da Mulher, UFMA. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFMA.

Ana Hélia de Lima Sardinha

Enfermeira. Profª. Dra. do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFMA.

Nair Portela Silva Coutinho

Enfermeira. Profª. Dra. do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFMA.

Lí­via Maia Pascoal

Enfermeira. Profª. Dra. do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFMA.

Adriana Gomes Nogueira Ferreira

Enfermeira. Profª. Dra. do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFMA.

Publicado

2021-06-04

Como Citar

Lima de Melo, L. P. ., Sousa Penha, J. ., de Lima Sardinha, A. H. ., Portela Silva Coutinho, N. ., Maia Pascoal, L. ., & Gomes Nogueira Ferreira, A. . (2021). Orientações educativas de enfermagem na alta hospitalar de paciente neurosequelado: relato de experiência. Saúde Coletiva (Barueri), 11(65), 6036–6043. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i65p6036-6043

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos