Percepções sobre cultura, saúde e religiosidade em museu senzala

Autores

  • Júlia Diana Pereira Gomes
  • Maria Girlane Sousa Albuquerque Brandão
  • Nargila Maia Freitas da Silva
  • Nicásio Urinque Mendes
  • Carolina Maria de Lima Carvalho
  • Monaliza Ribeiro Mariano Grimaldi

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i65p6012-6023

Palavras-chave:

Educação, Saúde, Enfermagem, Religião, Cultura

Resumo

Objetivo: relatar a experiência de visita a um Museu Senzala, conduzida por mestrandos em enfermagem, como parte da disciplina Teoria do Conhecimento e Enfermagem, do Mestrado Acadêmico da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Método: estudo qualitativo, descritivo, do tipo relato de experiência, sobre a realização de seminário extramuros da universidade em abril de 2019. Os participantes foram 18 discentes e duas docentes. Os dados foram coletados por meio do olhar qualitativo dos autores através de diário de campo, a fim de abordar aspectos culturais, religiosos e saúde presentes no referido Museu. Resultados: o seminário proporcionou conhecimento aprofundados sobre a história do Museu e propor uma narrativa visual crí­tica, com levantamento de questionamentos sobre a história local, cultural, aspectos religiosos e saúde dos povos africanos. Conclusão: é relevante que patrimônios históricos possam ser utilizados por discentes e docentes como ambiente de aprendizagem e resgate de fatos e marcos reais da história brasileira.

Biografia do Autor

Júlia Diana Pereira Gomes

Enfermeira, Mestranda em Enfermagem pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

Maria Girlane Sousa Albuquerque Brandão

Enfermeira, Doutoranda em Enfermagem Fundamental pela Universidade de São Paulo (USP).

Nargila Maia Freitas da Silva

Enfermeira, Mestranda em Enfermagem pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

Nicásio Urinque Mendes

Enfermeiro, Mestrando em Enfermagem pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

Carolina Maria de Lima Carvalho

Doutora, Enfermeira. Professora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

Monaliza Ribeiro Mariano Grimaldi

Doutora, Enfermeira. Professora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

Publicado

2021-06-04

Como Citar

Pereira Gomes, J. D. ., Sousa Albuquerque Brandão, M. G. ., Maia Freitas da Silva , N. ., Urinque Mendes , N. ., de Lima Carvalho, C. M. ., & Ribeiro Mariano Grimaldi, M. . (2021). Percepções sobre cultura, saúde e religiosidade em museu senzala. Saúde Coletiva (Barueri), 11(65), 6012–6023. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i65p6012-6023

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos