Folder educativo: vivenciando a ética profissional e compromisso social durante a pandemia de COVID-19

Autores

  • Jocelha Maria Costa de Almeida
  • Isaura Letí­cia Tavares Palmeira Rolim
  • Jaiza Sousa Penha
  • Eliana Brugin Serra
  • Geysa Santos Góis Lopes
  • Cindy Rebouças Palmeira

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i65p5990-5999

Palavras-chave:

Ética profissional, Educação em saúde, Enfermagem, Covid-19, Isolamento social

Resumo

Objetivo: descrever o alcance de competência ética e compromisso social de discentes durante a confecção de material educativo na pandemia da COVID-19. Método: relato de experiência de discentes de um grupo de pesquisa na construção de folder educativo, no perí­odo de abril a maio de 2020. O trabalho foi dividido em etapas e subgrupos, discutindo-se a abordagem geral da diabetes mellitus (DM) e relação com a COVID-19, educação em saúde e contribuição para promoção da saúde de diabéticos. Resultados: elaborou-se o folder "Diabetes e Imunidade: cuidados adicionais em tempos de COVID-19", divulgado em mí­dia on-line. Os envolvidos participaram em forma de debate, reflexão, cooperação, interação e compromisso social. Conclusões: promover educação em saúde de maneira on-line possibilitou ao grupo vivenciar a formação moral e compromisso social, além de uma abordagem diferente do cuidado, com discussões sobre o papel do discente, docente, universidade e sociedade.

Biografia do Autor

Jocelha Maria Costa de Almeida

Enfermeira do Hospital Municipal Djalma Marques. Especialista em Saúde da Famí­lia e Unidade de Terapia Intensiva. Discente do Mestrado Acadêmico em Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão.

Isaura Letí­cia Tavares Palmeira Rolim

Enfermeira. Professora da Universidade Federal do Maranhão. Mestrado e Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará.

Jaiza Sousa Penha

Enfermeira. Especialista em Saúde da Mulher. Discente do Mestrado Acadêmico em Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão.

Eliana Brugin Serra

Enfermeira da Rede Sarah de Hospitais do Aparelho Locomotor. Especialista em Unidade de Terapia Intensiva. Discente do Mestrado Acadêmico em Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão.

Geysa Santos Góis Lopes

Enfermeira da Rede Sarah de Hospitais do Aparelho Locomotor. Especialista em Enfermagem do Trabalho com Habilitação em Docência Superior. Mestre em Enfermagem. Doutoranda do Programa Doutoral em Ciência da Enfermagem da Universidade do Porto.

Cindy Rebouças Palmeira

Arquiteta, Professora da Uniateneu Centro Universitário. Especialista em Arquitetura de Interiores. Mestre em Ciências da Cidade.

Publicado

2021-06-04

Como Citar

Costa de Almeida, J. M. ., Tavares Palmeira Rolim, I. L. ., Sousa Penha, J. ., Brugin Serra, E. ., Santos Góis Lopes, G. ., & Rebouças Palmeira , C. . (2021). Folder educativo: vivenciando a ética profissional e compromisso social durante a pandemia de COVID-19. Saúde Coletiva (Barueri), 11(65), 5990–5999. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i65p5990-5999

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos