Medidas de prevenção relacionadas aos eventos adversos na unidade de terapia intensiva

Autores

  • Tamires Jesus Sousa
  • Daniela Fagundes de Oliveira
  • Amanda Cibele Gaspar dos Santos
  • Leilane Nascimento da Conceição
  • Fernanda Matheus Estrela
  • Cláudia Silva Marinho
  • Rose Ana Rios David

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i65p5940-5955

Palavras-chave:

Medidas preventivas, Eventos adversos, Unidade de Terapia Intensiva, Segurança do paciente

Resumo

Os eventos adversos representam um grave problema na assistência de saúde na unidade de terapia intensiva, impactando diretamente no tempo de internação hospitalar e mortalidade dos pacientes. Objetivo: Identificar medidas de prevenção relacionadas aos eventos adversos na unidade de terapia intensiva por meio de revisão de literatura Método: Revisão integrativa da literatura, realizada nas bases de dados: Scientific Eletronic Library Online e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Google acadêmico, publicados entre 2014 a 2020, utilizado os descritores: Medidas preventivas, eventos adversos, unidade de terapia intensiva e segurança do paciente. Resultados: doze artigos foram selecionados tendo como categorias da discussão: Eventos adversos com maior taxa de incidência na unidade de terapia intensiva, fatores relacionados a ocorrência de eventos adversos na unidade de terapia intensiva e medidas de prevenção destes eventos adversos. Conclusão: Para prevenção dos eventos adversos, devem ser implementadas, estratégias pelos gestores de enfermagem visando melhoria da assistência, redução de sobrecarga de trabalho dos profissionais, registros completos em prontuários eletrônicos, educação continuada, comunicação efetiva entre equipe multiprofissional, estabelecimento de normas institucionais e minimização de falhas assistenciais.

Biografia do Autor

Tamires Jesus Sousa

Enfermeira. Mestranda pela Universidade Federal da Bahia.

Daniela Fagundes de Oliveira

Enfermeira. Mestranda da Universidade Federal da Bahia.

Amanda Cibele Gaspar dos Santos

Enfermeira. Especialista em enfermagem Oncológica; Mestranda da Universidade Federal da Bahia. Docente do Centro Universitário Maurí­cio de Nassau.

Leilane Nascimento da Conceição

Enfermeira. Membro da Comissão de Pele das Obras Sociais Irmã Dulce.

Fernanda Matheus Estrela

Enfermeira. Doutora em Enfermagem e Saúde. Docente da Universidade Estadual de Feira de Santana.

Cláudia Silva Marinho

Enfermeira. Doutora em Ciências. Docente da Universidade Federal da Bahia.

Rose Ana Rios David

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Universidade Federal da Bahia.

Publicado

2021-06-04

Como Citar

Jesus Sousa, T. ., Fagundes de Oliveira, D. ., Gaspar dos Santos, A. C. ., Nascimento da Conceição, L. ., Estrela, F. M. ., Silva Marinho, C. ., & Rios David, R. A. . (2021). Medidas de prevenção relacionadas aos eventos adversos na unidade de terapia intensiva. Saúde Coletiva (Barueri), 11(65), 5940–5955. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i65p5940-5955

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos