Elementos da masculinidade que vulnerabilizam homens í  morbimortalidade pela COVID-19: revisão integrativa

Autores

  • Andréia de Jesus Soares
  • Caroline Fernandes Soares e Soares
  • Fernanda Caetano dos Santos Silva
  • Andrey Ferreira da Silva
  • Fernanda Matheus Estrela
  • Júlia Renata Fernandes de Magalhães
  • Milena Arão da Silva Oliveira
  • Anderson Moreira Lima

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i65p5926-5939

Palavras-chave:

COVID-19, Saúde do homem, Indicadores de Morbimortalidade

Resumo

Objetivou-se conhecer os elementos da masculinidade que vulnerabilizam homens a morbimortalidade pela COVID-19. Trata-se de uma revisão integrativa, realizada no mês de maio de 2020, por meio das plataformas Pubcovid-19 e a Biblioteca Virtual em Saúde. Utilizou-se as seguintes estratégias de busca "Covid" and "Men"; "Covid" and "Men" and "Health"; "Covid" and "Gender identity", apresentando 490 documentos e após os critérios de inclusão totalizaram 07 artigos. Os elementos da masculinidade que incitam a vulnerabilidade do homem í  morbimortalidade pela COVID-19 dizem respeito ao provimento familiar e consequente exposição ocupacional no trabalho, estilo de vida não saudável, expressos pelo tabagismo e alcoolismo, violação das regras de distanciamento social, negligência de práticas preventivas, que reverberam no sistema imunológico masculino mais debilitado. Entretanto í  literatura também desvelou que a não busca masculina pelos serviços de saúde influenciado pela convicção de invulnerabilidade e pelos discursos polí­ticos que minoram a doença também são influenciadoras na elevação da exposição e mortalidade masculina pela COVID-19. O conhecimento dos elementos que favorecem os homens ao adoecimento e consequente morte pela doença, urge que sejam pensadas estratégias de prevenção para esse público.

Biografia do Autor

Andréia de Jesus Soares

Enfermeira. Pós graduada em Unidade de Terapia intensiva e em Gerenciamento de Resí­duos Sólidos em Saúde. Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, Bahia.

Caroline Fernandes Soares e Soares

Graduanda em enfermagem pela Universidade Estadual de Feira de Santana.

Fernanda Caetano dos Santos Silva

Graduanda em enfermagem pela Universidade Estadual de Feira de Santana.

Andrey Ferreira da Silva

Enfermeiro. Pós-doutorando em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Bahia – PPGENF/UFBA. Professor da Universidade Federal de Alagoas, Arapiraca, AL, Brasil.

Fernanda Matheus Estrela

Enfermeira. Doutora em Enfermagem e Saúde. Docente da Universidade Estadual de Feira de Santana.

Júlia Renata Fernandes de Magalhães

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Universidade Federal da Bahia.

Milena Arão da Silva Oliveira

Enfermeira. Mestranda pela Universidade Federal da Bahia.

Anderson Moreira Lima

Enfermeiro da Estratégia Saúde da Famí­lia. Secretaria Municipal de Saúde do Salvador.

Publicado

2021-06-04

Como Citar

de Jesus Soares, A. ., Fernandes Soares e Soares, C. ., Caetano dos Santos Silva, F. ., Ferreira da Silva, A. ., Estrela, F. M. ., Fernandes de Magalhães, J. R. ., Arão da Silva Oliveira, M. ., & Moreira Lima, A. . (2021). Elementos da masculinidade que vulnerabilizam homens í  morbimortalidade pela COVID-19: revisão integrativa. Saúde Coletiva (Barueri), 11(65), 5926–5939. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i65p5926-5939

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos