Os desafios da enfermagem como coordenadora do cuidado frente í  pandemia da COVID-19

Autores

  • Daniele Keuly Martins da Silva
  • Francisca Antonia dos Santos
  • Rafael Bezerra Duarte
  • Débora Pena Batista e Silva
  • Delane Giffoni Soares
  • Riksberg Leite Cabral

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i65p5896-5905

Palavras-chave:

Pandemia, Coronaví­rus, Infecções por Coronaví­rus, Enfermagem

Resumo

Objetivo: Descrever a experiência de enfermeiros que atuam na linha de frente ao combate da COVID-19 nos cenários do interior e capital do estado do Ceará. Método: Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, tipo relato de experiência, elaborado a partir das experiências vivenciadas por enfermeiros que atuam na linha de frente no combate a COVID-19 no contexto da Atenção Primária í  Saúde (APS). Tal relato apresenta como recorte temporal, as atividades desenvolvidas pelas enfermeiras durante o perí­odo de março a junho de 2020. A coleta das informações para a escrita do relato se deu no mês de julho de 2020. Resultados: À vista desse contexto, é possí­vel selecionar os resultados em duas dimensões: nas unidades na qual os autores deste trabalho vivenciam a Pandemia: Fluxos operantes dos serviços e Desafios e potencialidades vivenciadas. Conclusão: Vale destacar que os enfermeiros deste estudo estão na linha de frente, demonstrando seu compromisso no enfrentamento da COVID-19.

Biografia do Autor

Daniele Keuly Martins da Silva

Enfermeira pelo Centro Universitário Fametro (UNIFAMETRO). Especialista em Saúde Coletiva pelo Centro Universitário Fametro (UNIFAMETRO). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPSAC) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (FUNCAP).

Francisca Antonia dos Santos

Enfermeira pelo Centro Universitário Fametro (UNIFAMETRO). Enfermeita Assistencial na Atenção Primaria a Saúde no Municí­pio de General Sampaio.

Rafael Bezerra Duarte

Enfermeiro. Docente do curso de Bacharelado em Enfermagem no Centro Universitário Vale do Salgado. Mestrando em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará.

Débora Pena Batista e Silva

Enfermeira (UECE). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (UECE).

Delane Giffoni Soares

Enfermeira (UECE). Egressa da Residência Multiprofissional em Saúde da Famí­lia e Comunidade pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE). Especialista em Saúde da Famí­lia e Comunidade. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPSAC) pela Universidade Estadual do Ceará. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ní­vel Superior (CAPES).

Riksberg Leite Cabral

Enfermeiro (UECE). Mestre em Saúde da Famí­lia – UECE Docente do Centro Universitário FAMETRO Técnico de Auditoria de Gestão do Núcleo de Contas Médicas do Hospital Municipal Dr. João Elí­sio de Holanda Tutor do Curso de Aperfeiçoamento em Gerência de UBS - UFF e DAB/MS.

Publicado

2021-06-04

Como Citar

Keuly Martins da Silva, D. ., Antonia dos Santos, F. ., Bezerra Duarte, R. ., Pena Batista e Silva, D. ., Giffoni Soares, D. ., & Leite Cabral, R. . (2021). Os desafios da enfermagem como coordenadora do cuidado frente í  pandemia da COVID-19. Saúde Coletiva (Barueri), 11(65), 5896–5905. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i65p5896-5905

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos