Proteí­na C reativa importante biomarcador de risco cardiometabólico na obesidade infanto-juvenil

Autores

  • Carlos Alberto Menezes
  • Giovanna Lúcia Oliveira Bonina Costa
  • Rafael Ferreira Barreto
  • Victória Santos Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i65p5882-5895

Palavras-chave:

Proteí­na C-Reativa, Obesidade, Pediatria

Resumo

Estabelecer a importância da avaliação da proteí­na C reativa ultrassensí­vel (PCR-us) como biomarcador em um grupo pediátrico obeso, detectando precocemente possí­veis complicações cardiometabólicas. Trata-se de estudo caso-controle envolvendo 342 crianças e adolescentes, do Serviço de Medicina Preventiva, Aracaju-Sergipe, Brasil. Participaram do estudo 235 obesos e 107 controles. A PCR-us apresentou valor médio de 2,36 ± 1,28 mg/dL no grupo obeso e 0,01 ± 0,1 mg/dL no grupo controle. Observou-se correlação significativa do aumento de PCR-us no grupo obeso com achados bioquí­micos e antropométricos como: redução do HDL, elevação de triglicérides e com os maiores indicadores de í­ndice de massa corporal e da circunferência abdominal. A homocisteí­na demonstrou ser um biomarcador pouco especifico neste estudo. Portanto, a proteí­na C reativa ultrassensí­vel demonstrou ser um biomarcador de risco cardiometabólico, apresentando alta sensibilidade em nossa população pediátrica com obesidade.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Menezes

Professor Adjunto de Endocrinologia e Metabologia do curso de Medicina e docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Santa Cruz (PPGCS/UESC). Médico Endocrinologista do Centro de Especialidades Médicas da Criança e Adolescentes da cidade de Aracaju-Sergipe (CEMCA).

Giovanna Lúcia Oliveira Bonina Costa

Nutricionista. Mestre em Alimentos, Nutrição e Saúde – Programa de Pós-Graduação em Alimentos, Nutrição e Saúde da Universidade Federal da Bahia (PGNUT/UFBA). Discente do curso de Medicina da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Rafael Ferreira Barreto

Discente do curso de Medicina da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Victória Santos Oliveira

Discente do curso de Medicina da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Publicado

2021-06-04

Como Citar

Alberto Menezes, C. ., Oliveira Bonina Costa, G. L. ., Ferreira Barreto, R. ., & Santos Oliveira , V. . (2021). Proteí­na C reativa importante biomarcador de risco cardiometabólico na obesidade infanto-juvenil. Saúde Coletiva (Barueri), 11(65), 5882–5895. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i65p5882-5895

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos