Análise de protocolos no atendimento ao paciente em parada cardiorrespiratória com suspeita ou diagnóstico de COVID-19

Autores

  • írgila Gonçalves de Carvalho Santana
  • Fabiane Pereira Cerqueira
  • Wadson Andrey Batista Macêdo
  • Bruna Rafaela Carneiro
  • Carolina Amorim de Oliveira Silveira
  • Jhônata Santos Brito
  • Magda Oliveira da Silva
  • Felix da Rocha Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i65p5858-5869

Palavras-chave:

Doenças Cardiovasculares, Infecções por Coronaví­rus, Parada Cardí­aca, Cuidados Crí­ticos

Resumo

Objetivo: Analisar os protocolos de atendimento ao paciente em parada cardiorrespiratória com suspeita ou diagnóstico de covid-19. Método: Realizou-se de uma revisão integrativa qualitativa, exploratória e de abordagem documental, utilizando as bases de dados PubMed, SciELO, diretrizes da American Heart Association (AHA), Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC) e protocolos institucionais do Ebersh. Foram selecionados 03 protocolos e 07 artigos que abordaram de forma direta a temática. Resultados: Os objetivos dos protocolos são similares, embora alguns não deixem instituí­dos de forma sistematizada a atribuição de cada profissional no manejo da Parada Cardiorrespiratória (PCR). Todos os artigos enfatizaram a necessidade da paramentação completa e correta antes prestar assistência ao paciente com suspeita ou confirmado para covid-19. Conclusão: Os protocolos corroboram nos seguintes quesitos: utilização da paramentação adequada; o quantitativo de profissionais envolvidos na cena da PCR; í s drogas utilizadas e a utilização da técnica de intubação e respiração que gere menos aerossóis.

Biografia do Autor

írgila Gonçalves de Carvalho Santana

Enfermeira. Especialista em Gestão Hospitalar. Residente de Enfermagem em Cardiologia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Atua como enfermeira residente no Hospital Ana Nery, Integrante dos grupos de pesquisa CRIAI, GpCardio e Nipes, Salvador, BA, Brasil.

Fabiane Pereira Cerqueira

Enfermeira. Pós Graduanda em Enfermagem em Cardiologia pela Escola bahiana de medicina e saúde pública; Atua como Enfermeira Assistencial na Unidade de Terapia Intensiva do Instituto Couto Maia e na UPA San Martin. Preceptora pela Unime. Salvador,BA,Brasil.

Wadson Andrey Batista Macêdo

Enfermeiro.Pós Graduando em Enfermagem em Cardiologia pela Escola bahiana de medicina e saúde pública. Coordenador da Clí­nica Cardiológica, Médica, Cirurgica e Ala Covid do Hospital Promatre e Enfermeiro Assistencial da UTI Covid da Policlí­nica – Grupo DeVry/Brasil; Juazeiro, BA, Brasil.

Bruna Rafaela Carneiro

Enfermeira. Especialista em Urgência e Emergência. Especialisna em Nefrologia. Universidade Estadual de Feira de Santana; Atua como enfermeira assistencial no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana. Feira de Santana, Bahia, Brasil.

Carolina Amorim de Oliveira Silveira

Enfermeira. Especialista em Nefrologia e Auditoria. Universidade Católica do Salvador; Coordenadora do setor de Urologia, Nefrologia e Transplante Renal do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana. Feira de Santana, Bahia, Brasil.

Jhônata Santos Brito

Graduando em Enfermagem. Faculdade de Ciências e Empreendedorismo - FACEMP, Integrante do grupo de pesquisa Liati. Santo Antônio de Jesus, BA, Brasil.

Magda Oliveira da Silva

Enfermeira- Centro Universitário de Juazeiro do Norte; Atua no Hospital Promatre, Juazeiro-BA.

Felix da Rocha Barbosa

Graduando em Enfermagem. Universidade Salvador. Salvador, Bahia, Brasil.

Publicado

2021-06-04

Como Citar

Gonçalves de Carvalho Santana, írgila ., Pereira Cerqueira , F. ., Batista Macêdo, W. A. ., Carneiro, B. R. ., Amorim de Oliveira Silveira , C. ., Santos Brito, J. ., Oliveira da Silva, M. ., & da Rocha Barbosa, F. . (2021). Análise de protocolos no atendimento ao paciente em parada cardiorrespiratória com suspeita ou diagnóstico de COVID-19. Saúde Coletiva (Barueri), 11(65), 5858–5869. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i65p5858-5869

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos