Aspectos epidemiológicos e distribuição espacial da leishmaniose visceral em Picos, Piauí­, Brasil

Autores

  • Magna de Souza Abreu
  • José Matheus Macedo Torquato de Siqueira
  • José Cleves da Silva Maia
  • Denise Barguil Nepomuceno
  • Ellen Barros Araújo Lopes Luz
  • Antonio Ferreira Mendes-Sousa

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i65p5846-5857

Palavras-chave:

Leishmaniose viscera, Epidemiologia, Brasil

Resumo

Objetivo: Objetivou-se investigar o perfil epidemiológico e a distribuição espacial da leishmaniose visceral (LV) em Picos. Métodos: Dados de casos de LV de 2007 a 2019 foram obtidos de registros do Sistema de Informação de Agravos de Notificação através da Secretaria Municipal de Saúde. Resultados: Um total de 64 casos foram confirmados. A LV ocorreu em todos os anos, exceto em 2018. A taxa de incidência média foi de 6,6/100 mil habitantes e a taxa de letalidade média foi de 14,1%. A maioria dos casos ocorreu em crianças e adultos do sexo masculino, de cor parda e residentes na área urbana. Coinfecção com HIV ocorreu em 6,3% dos casos. A doença foi confirmada em 14 bairros do municí­pio. Conclusão: O estudo ratifica a importância da vigilância para LV em áreas do interior do estado, para detecção de mudanças no perfil epidemiológico da LV bem como estabelecer medidas de controle apropriadas.

Biografia do Autor

Magna de Souza Abreu

Acadêmica de Medicina na Universidade Federal do Piauí­, Campus Senador Helví­dio Nunes de Barros – Picos, PI.

José Matheus Macedo Torquato de Siqueira

Acadêmico de Medicina na Universidade Federal do Piauí­, Campus Senador Helví­dio Nunes de Barros – Picos, PI.

José Cleves da Silva Maia

Biólogo (UFPI/CSHNB), Mestrando em Ciência Animal na Universidade Federal do Vale do São Francisco – Petrolina, PE.

Denise Barguil Nepomuceno

Biomédica (UNINOVAFAPI), Mestra em Parasitologia (UFMG), Doutora em Parasitologia (UFMG). Atualmente é residente pós-doutoral na Universidade Federal de Minas Gerais – Belo Horizonte, MG.

Ellen Barros Araújo Lopes Luz

Médica (UPE), Especialista em Pediatria (UFPI), Docente do curso de Medicina na Universidade Federal do Piauí­, Campus Senador Helví­dio Nunes de Barros – Picos, PI.

Antonio Ferreira Mendes-Sousa

Médico Veterinário (UFPI), Mestre em Parasitologia (UFMG), Doutor em Parasitologia (UFMG), Docente dos cursos de Medicina e Enfermagem e membro do Núcleo de Pesquisa em Ciências Médicas na Universidade Federal do Piauí­, Campus Senador Helví­dio Nunes de Barros – Picos, PI.

Publicado

2021-06-04

Como Citar

de Souza Abreu, M., Macedo Torquato de Siqueira, J. M. ., Cleves da Silva Maia, J. ., Barguil Nepomuceno, D. ., Barros Araújo Lopes Luz, E. ., & Ferreira Mendes-Sousa, A. . (2021). Aspectos epidemiológicos e distribuição espacial da leishmaniose visceral em Picos, Piauí­, Brasil . Saúde Coletiva (Barueri), 11(65), 5846–5857. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i65p5846-5857

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos