Impactos psicologicos e vulnerabilidades dos profissionais da saúde na pandemia de SARS-CoV-2

Autores

  • Roni Robson Silva UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
  • Leandro Barbosa de Moura Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
  • Eliseu da Costa Campos Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EEUSP)
  • João Alberto Pella do Império Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EEUSP)
  • Alexandro Alves Ribeiro
  • Icaro Ferracini Alencar
  • Diego Ferreira da Silva Hospital Universitário da Universidade Federal de São Paulo UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11iCOVIDp7037-7150

Palavras-chave:

Saúde Mental, Depressão, SARS-CoV-2, Pessoal de Saúde

Resumo

A pandemia de COVID-19 evidenciou a vulnerabilidade dos profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate desta crise. Objetivo: Apresentar o estado da arte dos potenciais riscos enfrentados por eles na pandemia COVID-19. Método: trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura que seguiu a estratégia PICO. A busca dos artigos foi realizada em três bases de dados eletrônicas: Pubmed/Medline, Lilacs e SciELO. Foram utilizados os descritores "mental health", " Depression", " SARS-CoV-2" e " Health Personnel" com textos completos, publicados no perí­odo de 2011 a 2021, e foi usado o operador boleano AND. Resultados: foram encontrados 258 artigos. Vinte e seis artigos foram selecionados para serem lidos na í­ntegra e 6 atenderam aos critérios desta revisão. Conclusão: As evidencias sugerem que intervenções psicológicas direcionadas para promover a saúde mental da equipe com problemas psicológicos precisam ser implementadas imediatamente.

Biografia do Autor

Roni Robson Silva, UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

Acadêmico de Enfermagem pela Universidade Veiga de Almeida (UVA). Pós-graduando em MBA Gestão em Saúde pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo-EERP/USP.

Leandro Barbosa de Moura, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

Fisioterapeuta. Especialista em Fisioterapia Desportiva pela Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva e Fisioterapia Traumato-ortopédica pela Associação Brasileira de Fisioterapia Traumato-ortopédica.

Eliseu da Costa Campos , Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EEUSP)

Enfermeiro Oncologista. Doutorando pela Universidade de São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EEUSP).

João Alberto Pella do Império, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EEUSP)

Médico. Especialista em medicina do trabalho. Membro da associação nacional de medicina do trabalho (ANAMT). Pós-Graduado em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) e Psiquiatria pela Faculdade de Ciências Médicas Santa Casa de São Paulo.

Alexandro Alves Ribeiro

Enfermeiro. Mestre em Saúde da Famí­lia pela Universidade Estácio de Sá. Especialista em Saúde Coletiva pela Universidade Gama Filho/RJ

Icaro Ferracini Alencar

Acadêmico de Medicina pela Universidade Iguaçu UNIG

Diego Ferreira da Silva, Hospital Universitário da Universidade Federal de São Paulo UNIFESP

Enfermeiro Assistencial na UTI Adulto do Hospital Universitário da Universidade Federal de São Paulo UNIFESP. Mestrando Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo-EE/USP no programa PROESA. Especialista modalidade Residência Multiprofissional em Neurologia e Neurocirurgia pela Universidade Federal de São Paulo UNIFESP.

Publicado

2021-09-02

Como Citar

Silva, R. R. ., Moura, L. B. de ., Campos , E. da C. ., Império, J. A. P. do ., Alves Ribeiro, A. ., Ferracini Alencar , I. ., & Silva, D. F. da . (2021). Impactos psicologicos e vulnerabilidades dos profissionais da saúde na pandemia de SARS-CoV-2. Saúde Coletiva (Barueri), 11(COVID), 7037–7150. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11iCOVIDp7037-7150

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos