Estruturação documental do serviço de farmácia clí­nica em uma unidade de terapia intensiva de um hospital público de grande porte

Autores

  • Thais Silva Christiani
  • Gabrielle da Costa Rocha
  • Thaí­sa Amorim Nogueira

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i63p5520-5535

Palavras-chave:

Serviço de Farmácia Hospitalar, Tratamento Farmacológico, Unidades de Terapia Intensiva, Segurança do Paciente

Resumo

Objetivo: Descrever a estruturação e implementação de farmácia clí­nica na unidade de terapia intensiva. Métodos: Trata-se de estudo descritivo, cuja metodologia foi elaboração de fluxograma de atividades desenvolvidas pelo farmacêutico e formulários para facilitar acompanhamento farmacoterapêutico. Para confecção dos documentos foi realizada uma pesquisa bibliográfica e consulta a outros formulários de acompanhamento clí­nico da própria instituição e de outros serviços de farmácia clí­nica. Resultados: Foram criados documentos estruturantes: fluxograma do serviço de farmácia; formulário de acompanhamento farmacoterapêutico; check-list de avaliação da prescrição e check-list de acompanhamento farmacoterapêutico; modelo de notificação de intervenção farmacêutica; e, banco de dados para registro das intervenções a serem realizadas. Esses documentos contam com informações importantes para o acompanhamento diário do paciente. Conclusão: O método proposto auxilia no desenvolvimento de atividades clí­nicas, promovendo integração do farmacêutico í  equipe multiprofissional, cuidado integral do paciente e segurança. Adaptação a formulário próprio garante a equipe conduzir acompanhamento de personalizado.

Biografia do Autor

Thais Silva Christiani

Farmacêutica Especialista em Farmácia Hospitalar. Farmacêutica Residente em Farmácia Hospitalar, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro.

Gabrielle da Costa Rocha

Farmacêutica Especialista em Farmácia Hospitalar. Farmacêutica Residente em Farmácia Hospitalar, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro.

Thaí­sa Amorim Nogueira

Farmacêutica Doutora em Ciências Aplicadas a Produtos para Saúde. Professora do Curso de Farmácia, Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé, Rio de Janeiro.

Publicado

2021-04-06

Como Citar

Silva Christiani, T. ., da Costa Rocha, G. ., & Amorim Nogueira, T. . (2021). Estruturação documental do serviço de farmácia clí­nica em uma unidade de terapia intensiva de um hospital público de grande porte. Saúde Coletiva (Barueri), 11(63), 5520–5535. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i63p5520-5535

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos