Metodologias ativas de ensino e aprendizagem: o ensino de hoje na saúde

Autores

  • Raquel Martins Ferraz
  • Meline Rossetto Kron-Rodrigues
  • Henrique Martins Galvão
  • Cláudia Lysia de Oliveira Araújo

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i63p5488-5499

Palavras-chave:

Educação Profissionalizante, Educação em Saúde, Pessoal da Educação

Resumo

Objetivo: Identificar e descrever as metodologias ativas de ensino e aprendizagem e a modificação no movimento de ensino da saúde. Método: Trata-se de uma revisão bibliográfica, de caráter descritivo e abordagem qualitativa, realizada em bancos de dados Ciências da Saúde, incluindo a Scientific Electronic Library Online (SciELO), América Latina e Caribe em Ciências da Saúde Literatura (LILACS) e BDENF (Banco de Dados de Enfermagem) – por meio da Biblioteca Virtual em Saúde. A busca e coleta dos dados ocorreu no primeiro semestre de 2019. Resultados: Metodologias baseadas em problemas e projetos, Metodologia de Aprendizagem baseada em Projetos, Taxonomia de Bloom e Método de Delphi, Aplicativos Móveis podem ser considerados as metodologias ativas atuais no processo ensino-aprendizagem. Conclusão: O papel do professor, enquanto facilitador no processo de ensino-aprendizagem, é fundamental no sentido de adequar-se às novas demandas, abrir-se para as novas práticas pedagógicas, aceitar os desafios que a educação de hoje e do futuro imprimem.

Biografia do Autor

Raquel Martins Ferraz

Discente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Design, Tecnologia e Inovação – Mestrado Profissional do Centro Universitário Teresa D’Ávila – UNIFATEA.

Meline Rossetto Kron-Rodrigues

Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - Mestrado e Doutorado Universidade Univeritas (UNG) Guarulhos.

Henrique Martins Galvão

Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Design, Tecnologia e Inovação – Mestrado Profissional do Centro Universitário Teresa D’Ávila – UNIFATEA.

Cláudia Lysia de Oliveira Araújo

Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Design, Tecnologia e Inovação – Mestrado Profissional do Centro Universitário Teresa D’Ávila – UNIFATEA.

Publicado

2021-04-06

Como Citar

Martins Ferraz, R. ., Rossetto Kron-Rodrigues, M. ., Martins Galvão, H. ., & de Oliveira Araújo, C. L. . (2021). Metodologias ativas de ensino e aprendizagem: o ensino de hoje na saúde. Saúde Coletiva (Barueri), 11(63), 5488-5499. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i63p5488-5499

Edição

Seção

Artigos Científicos