Produções acadêmicas sobre a assistência destinada às pessoas com problemas relacionados ao abuso de álcool. Um estudo de revisão

Autores

  • Iolanda de Souza Francisco Barbosa
  • Conceição de Fátima de Sousa Mendonça
  • Leandro Andrade da Silva
  • Milena Preissler das Neves
  • Roni Robson da Silva
  • Ícaro Ferracini de Alencar
  • Michael da Silva de Araújo

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i63p5424-5435

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Saúde Mental, Álcool

Resumo

O uso nocivo do álcool é um sério problema de saúde publica mundial, afeta diferentes culturas e classes sociais. O consumo remota desde a antiguidade, alcoolismo foi ao longo da marcado por diversas formas de exclusão. Objetivo: descrever o estado da arte da atuação de enfermagem junto a pessoas com problemas de uso abusivo de álcool, expresso na literatura científica nacional. Método: trata-se de um estudo de revisão integrativa de literatura, o qual respeitou as seis etapas propostas. Resultado: foram encontrados 25 estudos desenvolvidos por enfermeiros, estes foram agrupados em duas grandes categorias, compreendidas por Atenção básica e sua relação com a saúde mental, e Atenção hospitalar em saúde mental, estas foram subdivididas para ume melhor compreensão dos resultados. Conclusão: Através deste estudo foi possível traçar um panorama das produções acadêmicas de enfermagem, as quais destacassem a atuação do profissional enfermeiro.

Biografia do Autor

Iolanda de Souza Francisco Barbosa

Enfermeira. Especialista em Estratégia em Saúde da Família pela Universidade Castelo Branco.

Conceição de Fátima de Sousa Mendonça

Enfermeira. Especialista em Saúde pública com ênfase em ESF pela Faculdade FAVENI: Venda Nova do Imigrante.

Leandro Andrade da Silva

Enfermeiro. Pós-Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGEnf/UERJ). Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca/ENSP da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Professor do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida (UVA).

Milena Preissler das Neves

Administradora. MBA em Marketing pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter). Acadêmica Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida, membro e fundadora da Liga acadêmica de Saúde Coletiva da Universidade Veiga de Almeida (LASC – UVA) e membro da Liga Acadêmica de Enfermagem em Terapia intensiva e emergência (LAETIE - UNIRIO).

Roni Robson da Silva

Acadêmico de enfermagem da Universidade Veiga de Almeida (UVA).

Ícaro Ferracini de Alencar

Acadêmico de Medicina da Universidade Iguaçu.

Michael da Silva de Araújo

Engenheiro de Produção e Administrador. Especialista pela Universidade Federal de Itajubá. Docente da FAETEC/RJ.

Publicado

2021-04-06

Como Citar

de Souza Francisco Barbosa, I. ., de Fátima de Sousa Mendonça, C. ., Andrade da Silva, L. ., Preissler das Neves, M. ., da Silva, R. R. ., Ferracini de Alencar, Ícaro ., & da Silva de Araújo, M. . (2021). Produções acadêmicas sobre a assistência destinada às pessoas com problemas relacionados ao abuso de álcool. Um estudo de revisão. Saúde Coletiva (Barueri), 11(63), 5424-5435. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i63p5424-5435

Edição

Seção

Artigos Científicos